Pular para o conteúdo principal

Parte da Viação São Francisco é vendida para duas empresas do consórcio

Desde o dia 01 de outubro, algumas linhas sofreram alterações na sua operação. É que a viação São Francisco, uma das quatro empresas operantes do transporte coletivo de Campo Grande, teve 30% da empresa vendida para as viações Campo Grande e Cidade Morena, ambas empresas que já operam no transporte da capital.

Veículo e linha repassados para outra empresa.


A empresa, que compunha a maior frota da cidade até agora, com cerca de 161 ônibus, teve 60 veículos repassados para as outras empresas, sendo 15 para a viação Campo Grande, e 45 para a Cidade Morena. Além disso, a empresa perdeu algumas linhas que operava parcialmente, ou em totalidade, como você pode conferir abaixo:

Terminal General Osório:

O terminal tinha suas linhas alimentadoras (azuis) operada somente pela São Francisco. A partir do dia 01, o terminal passará a ser operado também pela Viação Campo Grande nas linhas abaixo:

216 - Estrela do Sul
217 - Bosque de Avilan
222 - UCDB / Gen. Osório
228 - Marabá
235 - Talismã / Izabel Garden

Veículo da viação Campo Grande operando antiga linha da São Francisco.

Nas troncais, apenas a linha 087 (Guaicurus/Gen. Osório) deverá ser operadas 100% pela viação Cidade Morena.

Terminal Nova Bahia:

O terminal continuará tendo suas linhas alimentadoras operadas pela Viação São Francisco. As únicas linhas que a empresa deixará de operar é a linha 072 (Nova Bahia/Morenão), que será operada integralmente pela Cidade Morena, e a linha 073 (Júlio de Castilho/Nova Bahia), que deve ser operada integralmente pela viação Campo Grande.

BR 262

Na região da BR-262, a Viação Cidade Morena assumiu todas as linhas da região. Confira abaixo:

515 - Dahma/Hércules Maymone
516 - Maria Aparecida Pedrossian/Oiti
518 - Vivendas do Parque/Hércules Maymone
520 - Noroeste/Serravile
524 - Leon Denizart Conte
053 - Arnaldo Estevão de Figueiredo/Coophasul (nessa linha, a empresa divide a operação com a Campo Grande.

A empresa também perdeu as linhas 521 e 233, que atendem o Parque dos Poderes, realizando a ligação da região até o centro. Agora, a empresa que irá atender a região será a viação Cidade Morena.

Em relação a frota, foi repassado para as empresas veículos de diversos anos de fabricação. O quesito na hora do repasse foi a idade média da frota repassada. As empresas não poderiam ficar somente com os veículos mais novos da São Francisco, pois deixaria a empresa somente com veículos velhos, que derrubaria a idade média de sua frota e, consequentemente, forçaria a empresa a comprar vários veículos novos já na próxima renovação.

O usuário deverá sentir uma pequena queda na qualidade da operação, principalmente na região da BR-262, já que a Viação Cidade Morena busca economia ao máximo, e conforme assistimos a operação no dia de hoje, já notamos veículos curtos operando em tabelas fixas que, quando operavam pela São Francisco, rodavam somente com veículos novos e alongados.

Ainda não se sabe qual o real motivo da venda desse percentual da São Francisco para as empresas operantes da cidade.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Novo site do Consórcio Guaicurus

Grande maioria dos usuários de ônibus de Campo Grande já visitou o site da Assetur, atual Consórcio Guaicurus. Nos tempos atuais, site na internet é primordial para sistema de transporte coletivo, principalmente por duas informações essenciais: itinerário e horário das linhas. Com a popularização dos Smartphones , a incidência do uso do site se torna ainda maior, já que a qualquer momento, em qualquer lugar, temos como consultar a tabela de horários de uma linha.                                                                       Antigo site da Assetur.