Pular para o conteúdo principal

Confira as linhas atingidas pela operação reduzida

Desde a semana passada o consórcio Guaicurus opera com escala diferenciada, devido a falta de combustível ocasionada pela greve dos caminhoneiros. O consórcio opera uma escala de férias, mas mais reduzida, onde vários reforços foram cortados. Várias linhas que circulam com mais de um ônibus fixo também entraram na onda de cortes e tiveram seus intervalos severamente aumentados, tudo para uma contenção de combustível para a operação durar pelo menos até o final de semana, já que ainda não se sabe quando irão chegar as próximas cargas de diesel para as empresas.



O consórcio Guaicurus informou que, se essa operação especial continuar, os ônibus irão circular toda essa semana sem preocupações. Entretanto, se nenhum caminhão de combustível chegar, somente a operação da semana seguinte poderá ficar comprometida. 

Os cortes estão prejudicando bastante os usuários, que estão enfrentando esperas cada vez maiores e estão tendo que lidar com veículos ainda mais lotados, já que os articulados estão circulando apenas até as 09h da manhã, e no período da tarde, várias linhas estão operando com muito menos tabelas do que deveriam. Um exemplo disso é a linha 081 (Bandeirantes/Nova Bahia), que chega a ter 18 veículos nos horários de pico, mas hoje circulou apenas com 12 veículos.

Os veículos executivos, popularmente conhecidos como "fresquinhos" estão fora de operação por tempo indeterminado. Por possuírem ar-condicionado, o consumo de combustível é maior que os veículos convencionais. Os veículos articulados, que estão operando apenas no período da manhã, também consomem mais combustível que os veículos convencionais, sendo escalados apenas no pico máximo, que é o horário da manhã. 



O site do consórcio já está atualizado com os novos horários de operação, que ainda não tem data para terminar. Se você tem dúvidas sobre o horário de seu ônibus, basta clicar na imagem do consórcio abaixo que você será redirecionado para o site da empresa, onde poderá consultar os horários de sua linha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Consórcio Guaicurus sob nova direção

Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, é o novo diretor do Consórcio Guaicurus. Assumiu a direção do consórcio há poucas semanas, ficando no lugar do até então diretor João Rezende. Depois do escândalo da retirada dos articulados da Viação Cidade Morena , o antigo diretor ficou sob extrema pressão, que fez com que ele renunciasse e pedisse transferência para trabalhar internamente, na Assetur. Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, dono da maior frota de ônibus do Brasil.

Fim da viação São Francisco e unificação das empresas do consórcio

Desde o primeiro dia útil do ano, algo vem acontecendo nos bastidores do transporte coletivo da cidade. A viação São Francisco, uma das (se não a) primeiras a trazer o transporte coletivo de passageiros para Campo Grande lá nos ainda anos 1940/1950, fechou de vez as suas portas, dando fim a toda sua história. O prédio estava com um anúncio de venda do terreno há um bom tempo, e, bem, parece que ele foi finalmente vendido. Fachada do pátio da garagem da Viação São Francisco, em Abril de 2023. Foto: Google Maps.