Pular para o conteúdo principal

Ônibus novos começam a chegar na capital

Ontem (09), parte dos 55 novos ônibus adquiridos pelo Consórcio Guaicurus começaram a chegar na cidade, o que deveria ser uma notícia boa, mas vamos mostrar que não há nada para comemorar.

Um dos novos veículos que chegaram ontem na cidade. Foto: Gabriel Santos

Os veículos fazem parte de uma "promessa" do consórcio com a prefeitura, para evitar uma multa de 2,5 milhões por descumprimento do contrato, onde o mesmo diz que a frota deve haver no máximo 5 anos de idade média em seus veículos e 10 anos de idade máxima nos veículos convencionais e 15 nos articulados. Em fevereiro, fizemos uma matéria apurando que a idade média atual da frota estava em 7 anos, dois a mais do que o previsto no contrato de concessão e que haviam 52 veículos com prazo de circulação estourado, veículos esses fabricados em 2007 e 2008, com 11 e 12 anos de operação, respectivamente.

Ao todo, chegarão 55 veículos novos até o final do mês de outubro, sendo esses 10 primeiros pertencentes a viação Cidade Morena. A novidade que não é tão boa é que, desses 55, nenhum deles virá equipado com Ar Condicionado, promessa do atual prefeito Marquinhos Trad, e, dos 55, pelo menos 15 veículos serão do tipo Micro Ônibus, que oferece uma menor capacidade de passageiros.

Vídeo da chegada dos novos veículos ontem a noite (09)

Além disso, a partir desse ano, a Agetran criou um layout padrão, que já será válido para esses novos veículos, unificando as cores vermelho e azul. Agora, qualquer veículo poderá circular em qualquer linha, o que é ruim, por, a maioria dos veículos azuis possuírem menor capacidade de passageiros, além de acabar de vez com o SIT (Sistema Integrado de Transporte), que dividia as linhas por tipo e cor.

Novo layout determinado pela Agetran, unificando as duas cores numa pintura preguiçosa. Foto: Gabriel Santos

A única empresa que não irá receber nenhum ônibus novo é a viação São Francisco, que hoje possui a menor frota da cidade e que, seus veículos mais velhos são de fabricação 2009, que, legalmente, ainda podem circular pela cidade.

Comentários

  1. Podia ao menos usar a fonte beware ao invés da Arial Black, quanta má vontade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Consórcio Guaicurus sob nova direção

Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, é o novo diretor do Consórcio Guaicurus. Assumiu a direção do consórcio há poucas semanas, ficando no lugar do até então diretor João Rezende. Depois do escândalo da retirada dos articulados da Viação Cidade Morena , o antigo diretor ficou sob extrema pressão, que fez com que ele renunciasse e pedisse transferência para trabalhar internamente, na Assetur. Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, dono da maior frota de ônibus do Brasil.

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.