Pular para o conteúdo principal

Junção de linhas faz passageiro demorar mais pra chegar em casa

Desde o começo da pandemia, algumas linhas do transporte coletivo tem sofrido alterações em rotas e horários quase que diariamente. Mas agora, além disso, junções de linhas estão sendo feitas. Não teria problema algum, se não fosse o alto intervalo que os passageiros demorarão pra chegar em casa - passageiros esses que já sofrem com a redução da frota e limite de ocupação dentro dos veículos.

Linhas que sofreram junções. Foto: Gabriel Santos
Semana passada a região do Terminal Bandeirantes sofreu as primeiras intervenções: As linhas 307 e 308 se juntaram em um único trajeto, assim como as linhas 304 e 306. Antes, o intervalo dessas linhas girava em torno de 25~30 minutos. Com a junção, o único veículo responsável por atender parte das duas linhas agora circula com intervalo que vai de 50 minutos a 1 hora e 20 minutos.


Ontem (01) a noite, o consórcio disponibilizou mais alterações desse sentido no site, claro que sem nenhum aviso prévio aos usuários que serão afetados pelas mudanças. As junções das linhas circularão de segunda a sexta, a partir das 20h, e nos sábados, a partir das 17h em algumas delas.

As junções são:

110 - Parque do Sol/Dom Antonio/T. Aero Rancho
Atenderá primeiro o bairro Lageado, depois irá para o Parque do Sol, retornando posteriormente ao terminal Aero Rancho

135 - Maria Ap. Pedrossian/Oiti/Vivendas do Parque/T. Hércules Maymone
Irá para o bairro pelo trajeto da 518, pelo Cachoeira, e, ao chegar no Pedrossian, fará o trajeto da 516 até o Oiti. De lá, irá fazer o caminho inverso da 518 no Vivendas do Parque, e retornará ao terminal pelo trajeto da 518, atendendo inclusive o shopping Campo Grande.

204 - Novos Estados/Taquaral Bosque/T. Nova Bahia
Na ida, atende o Novos Estados, voltando pelo Taquaral Bosque.

209 - Nova Lima/Columbia/Bosque dos Ipés/T. Nova Bahia
Na ida, atende o Nova Lima e o Anache, voltando pelo Columbia, e atendendo o Shopping Bosque dos Ipés por último, retornando para o terminal.

211 - Vida Nova/Oscar Salazar/T. Nova Bahia
Na ida pro bairro, atenderá primeiro o Vida Nova, retornando pelo Oscar Salazar para o terminal.

213 - Campo Belo/Campo Novo/T. General Osório
Na ida para o bairro, passará primeiro pelo Campo Belo, depois no Campo Novo, retornando pro terminal em seguida.

304 - Oliveira/Buriti/Bom Jardim/T. Bandeirantes
Na ida, atende o trajeto da 306B, todo o Oliveira, e volta pelo trajeto da 306A para o terminal, além de ter um "puxadinho" para atender a UBSF do Jd Antartica.

307 - São Conrado/Santa Emília/T. Bandeirantes
Na ida, atende o São Conrado por parte do trajeto da 307A, e na volta, passa pelo Riviera Park e volta para o terminal pelo Santa Emília.

520 - Serraville/Noroeste/Leon Denizart Conte/T. Hércules Maymone
Saindo do Hércules Maymone, atenderá o Noroeste, seguindo para o Leon Denizart, Serraville, e retornando para o Hércules Maymone pela João Arinos, como a 520B faz atualmente.

Os horários e trajeto das linhas já podem ser consultados no site do Consórcio, clicando aqui. Novas alterações serão informadas aqui nesse post a qualquer momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Consórcio Guaicurus sob nova direção

Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, é o novo diretor do Consórcio Guaicurus. Assumiu a direção do consórcio há poucas semanas, ficando no lugar do até então diretor João Rezende. Depois do escândalo da retirada dos articulados da Viação Cidade Morena , o antigo diretor ficou sob extrema pressão, que fez com que ele renunciasse e pedisse transferência para trabalhar internamente, na Assetur. Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, dono da maior frota de ônibus do Brasil.

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.