Pular para o conteúdo principal

EXCLUSIVO: Campo Grande vai receber novos ônibus em 2023

Após o pessoal de Fortaleza registrar novos veículos para uma das empresas que operam na cidade, um questionamento foi levantado sobre a data da foto. O motivo? Ao fundo do registro, vemos dois veículos com a pintura de Campo Grande.

Veículo de Fortaleza, e ao lado e ao fundo, veículos para Campo Grande.

As fotos são do dia 16 deste mês de janeiro, o que comprova que existem sim novos ônibus sendo fabricados para operar no transporte coletivo da cidade. Os registros foram feitos pelo pessoal do MOB Ceará.

Após descobrir esses novos ônibus, buscamos mais informações sobre essa suposta aquisição, e encontramos um bom volume de veículos adquiridos para a cidade. Estima-se que muito em breve, a cidade deva receber aproximadamente 70 veículos novos. Esses veículos vem para substituir os veículos fabricados nos anos de 2009/2010, que ainda circulam pela cidade.

Com a aquisição desses novos veículos, a idade média da frota deve cair, mas não muito. Atualmente, a idade média da frota está em mais de 8 anos. O que isso quer dizer? Que a maioria dos ônibus que circulam pela cidade tem quase ou mais de 8 anos de uso, enquanto que no contrato, a idade máxima é de 10 anos.


Veículo do Ceará, e ao lado, registro de veículo novo pra capital.

Mais Ônibus

Esses números podem ser ainda maiores, pois foi verificado que a maior parte das compras foi realizada em novembro de 2022, mas alguns desses veículos foram adquiridos recentemente, já em 2023. São os veículos que competem a Viação São Francisco, que é atualmente a empresa com a idade média da frota mais avançada atualmente e que fez o pedido de menor número até agora: 6 unidades.

Micro Ônibus

Na busca feita pela nossa equipe, não foi localizada a aquisição de nenhum veículo do tipo Micro Ônibus, veículos de menor capacidade e que costumam fazer linhas de menor demanda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acadêmicos da UEMS ganham ligação com terminal Julio de Castilho

A partir de hoje (13/03/2017), a UEMS (Universidade Estadual do estado de Mato Grosso do Sul), localizada na entrada do bairro José Abrão ganha uma ligação com o terminal Júlio de Castilho. Ela vem através da mais nova linha 430 - UEMS/Julio de Castilho, que, em um primeiro momento, irá circular apenas nos horários de entrada e saída dos acadêmicos. Veículo na nova linha. Confira abaixo o itinerário e os horários da linha:

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma: