Após a entrevista do diretor do Consórcio Guaicurus, srº. João Rezende, em que ele afirmou que os cidadãos não se informam direito e que as reclamações são "casos isolados", a equipe Ligados no Transporte irá visitar um terminal por dia até o dia 15, final dessa operação férias, para mostrar a vocês a realidade por trás das afirmações do digníssimo sr. João Rezende.
Nessa sexta (15) a nossa equipe passou pelo terminal Júlio de Castilho e viu que a situação está caótica para os usuários. O terminal é administrado pela Viação Campo Grande, responsável por 100% das linhas alimentadoras (azuis) do terminal, e atende a região Oeste da cidade.
Veículo na linha 071. Além de ser inadequado para a linha, saiu extremamente lotado do terminal.
E vamos começar falando da linha 071 - Term. Bandeirantes/Term. Júlio de Castilho (foto). A linha faz a ligação entre os dois terminais passando pelo Jd. Imá, Duque de Caxias e Albert Sabin. Recebe dois veículos de reforço no pico da tarde, além de rodar com três veículos fixos. Nessas férias, além de não receber os reforços, a linha ainda sofre a substituição de carro, onde a empresa troca um alongado por um veículo curto, como o da foto, que além de ser mais fraco, deixa a viagem desconfortável. A empresa alega que a linha perde demanda a partir do começo da noite, mas na foto abaixo, vocês podem ver que essa alegação é falsa:
Veículo 4166 na linha 071, logo após ao sair do terminal.
Outra linha que sofre com essa operação é a linha 085 - Term. Julio de Castilho/Term. Morenão. A linha liga os dois terminais, além de passar pelo centro, e é a principal linha do terminal Júlio de Castilho. Em dias comuns, a linha circula com 8 veículos fixos, recebendo três reforços. Com essa operação especial, a linha circula somente com 6 veículos. Em 2014, a linha sofreu um corte drástico de oferta, quando perdeu todos os seus veículos articulados e começou a circular somente com veículos alongados, o que gerou muita reclamação dos usuários, mas de nada adiantou. Após a perca dos articulados, a linha sofreu mais cortes duros, deixando a linha com a oferta reduzida pela metade.
Outra linha importante do terminal Júlio de Castilho é a linha 073, que liga o terminal ao General Osório e ao Nova Bahia, passando pela garagem da Viação São Francisco, Colégio Militar e Mascarenhas de Moraes. A linha circula com 5 veículos fixos e recebe 4 reforços na parte da tarde. Porém, com essa operação férias, a linha não recebeu nenhum reforço, e foi uma das campeãs de reclamação por atraso. Enquanto a nossa equipe estava gravando, constatamos atrasos de 30 minutos na linha e dois veículos circulando juntos. Confira abaixo a situação da linha:
Veículo 2326 na linha 073, que além de atrasado, estava rodando junto do veículo 4175.
Das linhas alimentadoras, que ligam os bairros da região ao terminal, a 421 - Jardim Carioca foi a campeã de reclamação. A linha que circula com dois veículos fixos, deveria receber um reforço a tarde, coisa que não aconteceu. Além de não receber reforço, a linha, que costuma rodar com dois veículos mais novos e maiores, estava rodando apenas com veículos velhos e curtos.
Veículo curto na linha 421
Em geral, as linhas alimentadoras do Júlio de Castilho estavam sofrendo bastante. Todas estavam rodando com veículos curtos e saindo extremamente lotadas do terminal. A nossa equipe não conseguiu registrar todas, mas tentará entrar em contato com a empresa.
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