Pular para o conteúdo principal

Unificação das linhas 083 e 084: Aero Rancho/Nova Bahia - Expresso

A partir do dia 20/06 (segunda-feira) começa a operar a linha 083- Aero Rancho - Nova Bahia/Expresso, que surgiu da unificação da antiga 083- Aero Rancho/ Expresso e 084- Nova Bahia/ Praça Ary Coelho.



Essa linha é a primeira na modalidade troncal expressa. Terá um intervalo de 9 minutos no período da manhã, 20 minutos no horário de almoço e 13 minutos no horário da tarde. No sábado, terá intervalos de 10 minutos de manhã, e 20 minutos no almoço, não operando no pico da tarde.

A linha fará um trajeto semelhante ao da linha 080 (Aero Rancho/Gen. Osório) porém, fazendo a ligação até o terminal Nova Bahia. A vantagem será as paradas reduzidas , tornando a viagem mais rápida para os usuários que desejam se deslocar para o centro com mais urgência. Abaixo, segue o itinerário da linha:

Trajeto da nova linha 083

As linhas operavam com 12 veículos, somando os veículos das duas. Com essa junção, a linha irá operar com 10 veículos. Em contrapartida, desses 10 veículos, 5 serão veículos articulados, enquanto os outros 5 serão veículos alongados, que já operavam nas duas linhas antes da junção. Será operada pela Viação São Francisco e pela Jaguar Transportes Urbano, sendo 3 articulados e 2 alongados pela São Francisco, e 2 articulados mais 3 convencionais pela Jaguar. Mesmo com a diminuição de dois veículos circulando, a oferta de lugares aumenta, devido a presença dos veículos articulados. 

Perguntamos para o responsável do Consórcio Guaicurus se as linhas 080 e 081 sofrerão algum tipo de alteração, e fomos informados que irão manter o plano de circulação atual, sem alterações. A nossa equipe, no entanto, teme que as duas percam articulados para essa nova linha.

Para consultar o horário dessa nova linha, clique aqui.

Abaixo, segue o mapa dos pontos que a linha irá parar:


Terminal Aero Rancho - Terminal Nova Bahia
  1. Avenida Gunter Hans (Em Frente à Comafer)
  2. Terminal Bandeirantes
  3. Av. Bandeirantes x R. Salgado Filho
  4. R. 26 de Agosto x R. Eng. Roberto Mange
  5. R. 26 de Agosto x R. Orfeu Baís
  6. R. 26 de Agosto (Em Frente ao 5º BPM)
  7. R. 14 de Julho (Praça Ari Coelho)
  8. R. Antônio Maria Coelho x R. 14 de Julho
  9. R. Antônio Maria Coelho (Em Frente a Defensoria Pública)
  10. R. Antônio Maria Coelho (Entre Pe. João Crippa e José Antônio)
  11. R. Antônio Maria Coelho (Em frente ao Extra)
  12. Rua Bahia x Rua Pernambuco
  13. Av. Cel Antonino (INSS)
  14. Terminal General Osório
  15. Av. Cônsul Assaf Trad (Havan)



Terminal Nova Bahia x Terminal Aero Rancho

  1. Av. Cônsul Assaf Trad (Atacadão)
  2. Terminal General Osório
  3. Rua Alegrete x Av. Castelo Branco
  4. Rua Alegrete x Rua do Rosário
  5. R. 25 de Dezembro x Rua Amazonas
  6. R. 25 de Dezembro (E.E. São José)
  7. Av. Mato Grosso x R. 13 de Junho
  8. Av. Mato Grosso (Igreja Universal)
  9. R. 13 de Maio (Bradesco)
  10. Av. Afonso Pena (Peg Fácil Planeta)
  11. Av. Afonso Pena x Av. Ernesto Geisel
  12. Av. Afonso Pena (SENAI)
  13. Av. Afonso Pena (Igreja Perpétuo Socorro)
  14. Rua Guia Lopes (Entre R. 26 de Agosto e R. Paissandu)
  15. Rua Brilhante (Comper)
  16. Terminal Bandeirantes
  17. Av. Marechal Deodoro ( Em frente a Honda Covel)

Comentários

  1. Até que enfim o Consórcio Guaicurus fez alguma coisa útil no meio de tanta merda, além de ser uma linha nova com articulados, vai ajudar a desafogar o 80 e o 81, além de ser expresso, mas por outro lado com certeza vão tirar alguns articulados dessas mesmas linhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Fim da viação São Francisco e unificação das empresas do consórcio

Desde o primeiro dia útil do ano, algo vem acontecendo nos bastidores do transporte coletivo da cidade. A viação São Francisco, uma das (se não a) primeiras a trazer o transporte coletivo de passageiros para Campo Grande lá nos ainda anos 1940/1950, fechou de vez as suas portas, dando fim a toda sua história. O prédio estava com um anúncio de venda do terreno há um bom tempo, e, bem, parece que ele foi finalmente vendido. Fachada do pátio da garagem da Viação São Francisco, em Abril de 2023. Foto: Google Maps.

Auto Viação Floresta sai da noite pro dia e Consórcio Guaicurus assume toda a cidade

Ônibus da Auto Viação Floresta que era usado em linhas troncais. Empresa que tinha sede em Rio Branco (AC), a Auto Viação Floresta atuava irregularmente na cidade. Com uma frota de 87 ônibus, em sua maioria usados, vindos de Santos, São Vicente, São Paulo (SP) e Uberaba (MG), cumpria os itinerários das linhas da região do Rita Vieira e da BR-262, juntamente com uma boa parte das linhas alimentadoras do Terminal Morenão. A empresa era alvo de dois processos de execução fiscal movidos pela prefeitura de Rio Branco (AC), em um deles, o valor cobrado é de R$ 896,6 mil, em outro, de R$ 159,3 mil, em imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISSQN).