Pular para o conteúdo principal

Terminal Morenão é fechado por falta de ônibus

Hoje pela manhã, um fato histórico aconteceu na cidade. A população finalmente bloqueou o terminal Morenão. O motivo? A falta de ônibus.




Hoje o transporte coletivo deveria ser operado como um dia qualquer, com tabela de segunda a sexta. A única exceção seria os reforços, que não circulariam pela manhã e começaria a circular a partir das 11 horas, já que o expediente no comércio e nos órgãos públicos começaria a partir das 12 horas. Entretanto, para quem depende do transporte na região dos terminais Guaicurus e Morenão, não foi isso que aconteceu.

A viação Cidade Morena, responsável por operar a maioria das linhas desses terminais, simplesmente descumpriu com isso, e mandou muitos veículos a menos. A linha 075 (T. Guaicurus - BR262), que foi alvo de reclamações dos manifestantes, deveria circular com sete ônibus, mas hoje, circulou com apenas dois. Foi o ápice para que as mulheres, maioria nesse movimento, ficasse bastante estressada e fechasse o terminal.

Além disso, diversas linhas alimentadoras (azuis) dos terminais circularam com vários veículos a menos, ocasionando superlotação e demora para conseguir embarcar em um ônibus. Um usuário relatou atraso na linha 107 (Centro Oeste/Uirapuru) logo na primeira volta. O veículo, que deveria passar as 05 horas da manhã, foi passar somente as 05:15, e de acordo com o passageiro, o veículo estava superlotado e acabou deixando passageiros pra trás.

O fato foi divulgado na página Segredos do Busão, onde um internauta, anonimamente enviou o relato para a página, e escreveu a seguinte mensagem:

"Só dar os parabéns a essa mulheres guerreiras que tiveram a coragem de parar o terminal Morenao por falta de ônibus. Tem que parar msm, afinal temos o direito de ser respeitados e, se não vai rodar ônibus, que avisem! Pois todos pagam pela péssima prestação de serviços 👏🏾👏🏾👏🏾"

Terminal Morenão parado devido ao protesto da população. Foto: Segredos do Busão.

Um detalhe curioso é que a Viação Cidade Morena é a empresa líder do consórcio, e é a empresa que atualmente possui a maior frota da cidade, com 196 veículos em operação. É também é a empresa que fica bem próxima da Agetran. O terminal Guaicurus, que é operado pela empresa, foi um dos que mais sofreram com a falta de ônibus, e pasmem, o mesmo fica localizado em frente a sede da Agetran.

Em contato com o Consórcio Guaicurus, o mesmo informou que o problema ocorreu somente nas linhas operadas pela viação Cidade Morena, e destacou que a operação nos demais terminais fluiu conforme determinado pela Agetran.

Não conseguimos contato com a Agetran até o final da matéria. O órgão só volta a funcionar depois das 13 horas, devido o feriado de carnaval.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

EXCLUSIVO: Campo Grande vai receber novos ônibus em 2023

Após o pessoal de Fortaleza registrar novos veículos para uma das empresas que operam na cidade, um questionamento foi levantado sobre a data da foto. O motivo? Ao fundo do registro, vemos dois veículos com a pintura de Campo Grande. Veículo de Fortaleza, e ao lado e ao fundo, veículos para Campo Grande.