Mapa da linha 526. (Mapa: Rodrigo Santos) |
Linha 526, Terminal Nova Bahia – Maria Aparecida Pedrossian,
uma das mais novas linhas da cidade. Por definição é uma linha alimentadora, já
que sai do terminal para o bairro, passando por Novos Estados, Parque dos
Poderes, Jd. Noroeste e Maria Aparecida Pedrossian, mas o principal objetivo é
ligar os bairros Maria Aparecida e Noroeste ao vizinho Parque dos Poderes. A
ideia da linha é encurtar distâncias, sem a 526, um morador do Noroeste que
deseja ir para o Pq. dos Poderes de ônibus teria que ir até o centro e voltar,
podendo levar quase 2 horas em um trajeto que se for direto, leva menos de 20
minutos. Mas e aí, a linha tem feito
sucesso? Cumprindo sua missão?
Á não ser que você seja muito aficionado por ônibus ou
morador de um dos bairros citados, provavelmente você nunca ouviu falar desta
linha, criada em julho de 2013 sem praticamente nenhuma divulgação. Eu fiquei
sabendo a partir de um amigo que viu um aviso em um ônibus da linha 085 (Term.
Júlio de Castilho/ Term. Morenão), por sorte, pois como usuário da linha 085,
não cheguei a ver aviso em nenhum outro ônibus, e também utilizei a linha 516
(Maria Aparecida Pedrossian – Oiti) diversas vezes na semana anterior e nada de
informativo. No site da Assetur, nenhuma nota sobre a nova linha.
Já em novembro de 2013 houve criação de mais duas linhas,
063 – Terminal Moreninhas – Terminal Aero Rancho e 309 – Caiobá – Term. Aero
Rancho, desta vez a criação das linhas veio acompanhada de notícias na TV e
portais da internet além de notícia no site da Assetur.
Como disse em minha primeira coluna, as linhas de ônibus
prestam um serviço e precisam atrair clientes, no caso, passageiros. Sempre que
há empreendimento novo, este vem acompanhado de boa divulgação para o público
alvo, o mesmo que deveria ocorrer na criação de uma nova linha.
Na criação de uma linha, utilizando a 526 como exemplo, a
Agetran e Assetur deveriam:
- Colocar uma faixa no Terminal Nova Bahia informando a
criação da nova linha.
- Colocar um cartaz informando a criação da nova linha e seu
itinerário nos principais pontos de parada dela, como por exemplo, na Uniderp
Agrárias.
- Colocar o mesmo cartaz nos ônibus de outras linhas que
atendem as regiões da 526, como as
linhas do Maria Aparecida, Noroeste, Leon Denizart, Pq. dos Poderes além das
linhas do Term. Nova Bahia.
- Divulgar na imprensa (como fizeram com a 063 e 309).
- E principalmente, divulgar com destaque no site da Assetur
(como também fizeram com 063 e 309, apesar de não ter sido com o destaque que
considero ideal).
SPTrans anuncia criação de nova linha. (Fonte: SPTrans) |
Com uma boa divulgação, já na primeira semana de operação da
linha podemos ter noção de como será desempenho dela, quantidade de
passageiros, necessidade de mais carros, mudanças nos horários das tabelas e
etc. Obviamente que é necessário um tempo maior para se traçar um panorama
definitivo da linha, pois assim como qualquer comércio, o boca a boca continua
sendo a melhor propaganda, o que demanda tempo, mas também é inegável que uma
boa divulgação inicial catalisa este processo.
Sobre a 526, em seus primeiros dias, devido à péssima divulgação, carregava pouquíssimas pessoas. A quantidade de passageiros hoje já é um pouco maior, mas dificilmente chega a encher o ônibus em suas viagens. Devido às características da linha, é bem pouco provável que ela tenha uma demanda muito grande fora casos pontuais como saída de funcionários do Pq. dos Poderes ou de alunos da Uniderp. Os altíssimos intervalos (mais de 1:30) espanta bastante usuários também. Mas a discussão sobre atendimento de linhas fica para colunas futuras.
CAMPO GRANDE , NA VERDADE DEPOIS QUE O NELSINHO ENTROU NA PREFEITURA ,LOGO APOS A SAIDA DO ANDRE, COMEÇOU A PORCARIADA... EM QUESTÃO DA ORGANIZAÇÃO...ACABOU COM AS LINHAS AMARELAS E VERDES,LINHAS COM NUMEROS ESTRANHOS ,COMO ESSA 526 QUE SERIA EMPRESA 5 (SERRANA) NA V.SÃO FRANCISCO (EMPRESA 2),PREFIXOS TOTALMENTE ESTRANHOS ,SEM UMA SEQUENCIA,ETC...
ResponderExcluirConcordo com você, Chicobuss.
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