Pular para o conteúdo principal

Nos bastidores, consórcio planeja novo aumento de tarifa e demissão de funcionários

Em um post feito em uma página do Facebook, do dia 26/05, uma pessoa, que não quis se identificar, informou que nos bastidores, o consórcio está preparando mais uma jogada para conseguir mais dinheiro - seja ele do usuário do transporte coletivo, seja ele do poder público.


Registro de uma das últimas compras de novos veículos. Foto: Arquivo


No post, feito na página Segredos do Busão, a pessoa que fez o envio, de forma anônima, informou que "o consórcio Guaicurus está querendo aumentar a passagem novamente" e usou a renovação da frota como motivo. "Não conseguiram pagar pelos ônibus encomendados que eram pra chegar ainda esse ano e vão apelar (para o aumento da tarifa)"

A pessoa também disse que até mesmo os funcionários serão prejudicados. Os apontadores, que são os funcionários que fazem o serviço de fiscalização dos terminais, seriam supostamente substituídos por funcionários terceirizados.


Em contato com a página, o pessoal informou que a pessoa que enviou essas informações tem contato com motoristas e pessoas ligadas ao sindicato dos mesmos, o que levou preocupação para ambas as partes.

Em audiência realizada no dia 05 deste mês, na câmara dos vereadores, o consórcio foi cobrado, já que possui mais da metade da frota vencida ou vencendo esse ano. Na reunião, o presidente do consórcio, Robson Strengari, falou a todos os presentes que a empresa não tem condições financeiras para comprar novos veículos, e que só conseguiria caso houvesse uma mudança na forma de cálculo da tarifa, ou caso o poder público entrasse com mais subsídio. A apuração da quantidade de veículos vencidos também foi feita por nós, e você pode conferir clicando aqui.

Em Janeiro, noticiamos em primeira mão a aquisição de aproximadamente 71 novos veículos, onde você pode conferir mais clicando aqui.

Comentários

  1. Isso é uma vergonha, onde vamos parar com esse consórcio? até qdo vão nos submeter a isso? esse consórcio é uma máfia onde coloca tanto milhões?em ônibus q não é ônibus caindo os pedaços, qdo chove vai mais água dentro do q fora...

    ResponderExcluir
  2. Poder público faz o que nessas horas? Vereadores, ministério público,prefeita. Meu Deus esse consórcio faz o que quer.

    ResponderExcluir
  3. Tínhamos que ter uma forma de cobrar as autoridades sobre o sistema de tranpsorte, já solicitei uma cópia do contrato de concessão e estou analisando a lei do Sistema Municipal de Transporte Coletivo. Vocês do Ligados no Transporte têm alguma sugestão? Poderíamos criar um grupo para discutirmos o assunto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acadêmicos da UEMS ganham ligação com terminal Julio de Castilho

A partir de hoje (13/03/2017), a UEMS (Universidade Estadual do estado de Mato Grosso do Sul), localizada na entrada do bairro José Abrão ganha uma ligação com o terminal Júlio de Castilho. Ela vem através da mais nova linha 430 - UEMS/Julio de Castilho, que, em um primeiro momento, irá circular apenas nos horários de entrada e saída dos acadêmicos. Veículo na nova linha. Confira abaixo o itinerário e os horários da linha:

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma: