Pular para o conteúdo principal

Nos bastidores, consórcio planeja novo aumento de tarifa e demissão de funcionários

Em um post feito em uma página do Facebook, do dia 26/05, uma pessoa, que não quis se identificar, informou que nos bastidores, o consórcio está preparando mais uma jogada para conseguir mais dinheiro - seja ele do usuário do transporte coletivo, seja ele do poder público.


Registro de uma das últimas compras de novos veículos. Foto: Arquivo


No post, feito na página Segredos do Busão, a pessoa que fez o envio, de forma anônima, informou que "o consórcio Guaicurus está querendo aumentar a passagem novamente" e usou a renovação da frota como motivo. "Não conseguiram pagar pelos ônibus encomendados que eram pra chegar ainda esse ano e vão apelar (para o aumento da tarifa)"

A pessoa também disse que até mesmo os funcionários serão prejudicados. Os apontadores, que são os funcionários que fazem o serviço de fiscalização dos terminais, seriam supostamente substituídos por funcionários terceirizados.


Em contato com a página, o pessoal informou que a pessoa que enviou essas informações tem contato com motoristas e pessoas ligadas ao sindicato dos mesmos, o que levou preocupação para ambas as partes.

Em audiência realizada no dia 05 deste mês, na câmara dos vereadores, o consórcio foi cobrado, já que possui mais da metade da frota vencida ou vencendo esse ano. Na reunião, o presidente do consórcio, Robson Strengari, falou a todos os presentes que a empresa não tem condições financeiras para comprar novos veículos, e que só conseguiria caso houvesse uma mudança na forma de cálculo da tarifa, ou caso o poder público entrasse com mais subsídio. A apuração da quantidade de veículos vencidos também foi feita por nós, e você pode conferir clicando aqui.

Em Janeiro, noticiamos em primeira mão a aquisição de aproximadamente 71 novos veículos, onde você pode conferir mais clicando aqui.

Comentários

  1. Isso é uma vergonha, onde vamos parar com esse consórcio? até qdo vão nos submeter a isso? esse consórcio é uma máfia onde coloca tanto milhões?em ônibus q não é ônibus caindo os pedaços, qdo chove vai mais água dentro do q fora...

    ResponderExcluir
  2. Poder público faz o que nessas horas? Vereadores, ministério público,prefeita. Meu Deus esse consórcio faz o que quer.

    ResponderExcluir
  3. Tínhamos que ter uma forma de cobrar as autoridades sobre o sistema de tranpsorte, já solicitei uma cópia do contrato de concessão e estou analisando a lei do Sistema Municipal de Transporte Coletivo. Vocês do Ligados no Transporte têm alguma sugestão? Poderíamos criar um grupo para discutirmos o assunto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Fim da viação São Francisco e unificação das empresas do consórcio

Desde o primeiro dia útil do ano, algo vem acontecendo nos bastidores do transporte coletivo da cidade. A viação São Francisco, uma das (se não a) primeiras a trazer o transporte coletivo de passageiros para Campo Grande lá nos ainda anos 1940/1950, fechou de vez as suas portas, dando fim a toda sua história. O prédio estava com um anúncio de venda do terreno há um bom tempo, e, bem, parece que ele foi finalmente vendido. Fachada do pátio da garagem da Viação São Francisco, em Abril de 2023. Foto: Google Maps.

Auto Viação Floresta sai da noite pro dia e Consórcio Guaicurus assume toda a cidade

Ônibus da Auto Viação Floresta que era usado em linhas troncais. Empresa que tinha sede em Rio Branco (AC), a Auto Viação Floresta atuava irregularmente na cidade. Com uma frota de 87 ônibus, em sua maioria usados, vindos de Santos, São Vicente, São Paulo (SP) e Uberaba (MG), cumpria os itinerários das linhas da região do Rita Vieira e da BR-262, juntamente com uma boa parte das linhas alimentadoras do Terminal Morenão. A empresa era alvo de dois processos de execução fiscal movidos pela prefeitura de Rio Branco (AC), em um deles, o valor cobrado é de R$ 896,6 mil, em outro, de R$ 159,3 mil, em imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISSQN).