Final do ano de 2014 ficará marcado com uma fase de mudanças
em algumas linhas de ônibus da cidade. Se você não ficou sabendo de nenhuma
mudança, não se assuste, a divulgação destas alterações foi praticamente nula,
no velho padrão Consórcio Guaicurus / Agetran de não divulgar nada.
Então acompanhe aqui no blog quais foram as mudanças e os
aspectos positivos e negativos delas.
Mudança 1: Linhas que atendem a Enersul e os parcelamentos
Novo Século e Santa Felicidade.
Linhas afetadas: 123 (T. Moreninhas/ Santa Felicidade), 124
(T. Guaicurus/ Enersul), 127 (T. Moreninhas/ Moreninhas 3 e 4/ Santa
Felicidade).
Linha afetada indiretamente: 126 ( T. Moreninhas/ Moreninhas
3 e 4).
Como era antes: A região do Novo Século e Santa Felicidade
eram atendidas pela linha 123, que saía do Terminal Moreninhas. A linha 124 só
rodava no horário de pico atendendo somente a Enersul, sem adentrar nenhum
bairro. A noite, sábado a partir da hora
do almoço e domingo as linhas 123 e 126 viravam uma linha só, a 127, que nada
mais era do que 1 ônibus fazendo o trajeto das duas linhas.
Como ficou: A linha 124 passou a adentrar o Novo Século e o
Santa Felicidade e a operar integralmente. Já a linha 123 passou a operar
somente nos horários de pico. Já a combinação da 123 e 126 formando a 127 agora
só acontece durante as noites de dia de semana.
Em vermelho temos o Parque
Novo Século e em verde o Jardim Santa Felicidade, atendidos pelo novo
itinerário da linha 124. Em laranja temos destacado parte do bairro Moreninhas.
Pontos positivos: Considerando os terminais que temos hoje,
foi uma mudança praticamente perfeita e com muitos pontos positivos que veio
resolver o problema de um região que contava com um atendimento de péssima
qualidade. Os moradores do Novo Século, que fica do lado oposto as Moreninhas,
eram obrigados a passear por dentro da região das Moreninhas, desviando
completamente do trajeto normal ao bairro, para chegar no terminal e ainda
terem que esperar uma linha demorada, que era o caso da 123. Agora contam com a
124, saindo do Terminal Guaicurus com trajeto direto e bem mais rápido. Ainda
assim, a 123 que vai ao Terminal Moreninhas continua operando, mesmo que só em
horário de pico, já que para o pessoal do Novo Século é importante ter acesso
as Moreninhas, que conta com diversas escolas, comércio, posto de saúde e etc.
Indiretamente outra grande beneficiada foi a linha mais curta da cidade, 126.
Quando a 126 se junta a 123 para formar a 127 fica com intervalos extremamente
altos, chegando a 45 minutos, piorando um atendimento que já é errado por conta
da péssima localização do Terminal Moreninhas. Com as alterações, esta fusão
bisonha de linhas com intuito de economizar nos custos operacionais ocorre em
menos horários do que antes.
Antes os moradores do Novo
Século/ Santa Felicidade eram obrigado a fazer o trajeto em vermelho ou o
trajeto em laranja, da linha 061 (T. Moreninhas/Shopping) para só então fazer o
trajeto azul da linha 123 e chegar em casa.
Novo itinerário da linha
124 que vai direto ao Novo Século vindo do Terminal Guaicurus.
Pontos negativos: Considerando as atuais localizações dos
terminais, a mudança só não foi perfeita pois a fusão 123/126 formando 127
ainda ocorre no período noturno, deixando o atendimento para os moradores das Moreninhas
3 e 4 bem ruim neste horário. Esta fusão deveria ser abolida e caso necessário,
criar algumas voltas extras da 123 no período noturno.
Mudança 2: Linha 102, que era Terminal Guaicurus / Perpétuo
Socorro e virou Terminal Guaicurus / Ponto de Integração Hércules Maymone. Linha 505 (Guaicurus/Centro) não foi vista circulando desde essa mudança.
Como era antes: A linha 102 operava como uma linha
alimentadora tradicional atendendo os bairros Universitários, Santo Eugênio,
Tropical, Itamaracá e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Operava integralmente com um único ônibus, sem
reforço e intervalos de 45 minutos em média. Já a linha 505 operava somente no horário de
pico da manhã, almoço e pico da tarde, atendia os bairros Perpétuo Socorro,
Itamaracá, Lagoa Dourada, Cristo Redentor, Tiradentes, São Lourenço entre
outros indo até o centro da cidade.
Como ficou: A linha 102 foi prolongada, abrangendo todo o
itinerário antigo mas o trajeto de bairro da linha 505, incluindo ai os bairros
Lagoa Dourada , Cristo Redentor, Tiradentes e São Lourenço indo até o Hércules
Maymone. Opera com 1 ônibus fixo e recebe 1 reforço no pico da manhã, almoço,
pico da tarde e sábado no pico da manhã e almoço. Com um único ônibus os intervalos
são de 1 hora e 20 minutos, quando o reforço está em operação, o intervalo cai
para 40 minutos.
Antigo trajeto da linha 505.
Antigo trajeto da linha 102.
Pontos positivos: Uma linha alimentadora que atende 2
terminais, um tipo de linha muito importante e que deveria se tornar cada vez
mais comum em Campo Grande, principalmente com a construção de novos terminais.
Este tipo de linhas apresenta grandes vantagens, pois permite os moradores
escolherem o terminal mais próximo, mas caso precise se deslocar para regiões
que não seja o centro, poda escolher o terminal com melhores opções. No caso da
102, um morador do Perpétuo Socorro que deseja ir pra Uniderp ou Shopping, por
exemplo, agora pode utilizar a 102 sentido Hércules ao invés de ser mais um no
saturado trecho Gury Marques/ Morenão/ Zahran.
Pontos negativos: A operação da linha é péssima, ter
intervalo de 1 hora e 20 minutos a maior parte do dia compromete o sucesso da
linha. Com intervalo tão alto, os moradores da região acabam procurando outras
opções de deslocamento (que acaba caindo novamente nos trechos saturados) e são
desestimulados ao uso de transporte coletivo. Dificilmente linhas com intervalo
extremamente alto consegue atrair muito passageiros e acaba rodando maior parte
do tempo vazia. Para os moradores dos bairros atendidos pela antiga 102, pirou
muito com o enorme aumento de intervalo da linha durante a maior parte do dia e
uma redução pouco significativa no horário de pico.
O itinerário também possui suas falhas, como atender os
bairros Perpétuo Socorro, Cristo Redentor e Lagoa Dourada somente em um dos
sentidos, forçando as pessoas a caminharem muito quando deseja pegar a linha no
sentido oposto. Um problema que poderia ser amenizado com tabela A e B para linha, o que de qualquer
forma exige uma melhor operação. O ideal seria que operasse com 2 ônibus fixo
integralmente (40 minutos de intervalo) e 3 ônibus nos horários de pico ( 27
minutos de intervalo). Infelizmente a operação ruim acaba ofuscando uma
alteração boa.
De acordo com o setor de fiscalização da Assetur, a linha 505, que já fazia boa parte do novo trajeto da linha 102 continua operando, mas alguns usuários da linha relatam que desde essa mudança, a linha 505 deixou de circular.
De acordo com o setor de fiscalização da Assetur, a linha 505, que já fazia boa parte do novo trajeto da linha 102 continua operando, mas alguns usuários da linha relatam que desde essa mudança, a linha 505 deixou de circular.
Novo itinerário da 102. A
esquerda o itinerário sentido Term. Guaicurus e a direita no sentido P.I.
Hércules Maymone. Notem a diferença significativa que há no trecho dentro do
círculo amarelo.
Mudança 3: Linha 214 (T. General Osório/ Campo Novo) e Linha
235 (T. General Osório/ Talismã/ Izabel Garden).
Como era antes: A linha 214 atendia os bairro Guanabara,
Morada Verde, Nascente do Segredo, Campo Novo e Jardim das Cerejeiras I e II.
Já a linha 235 atendia Guanabara, Talismã, Izabel Garden e Morada do Sossego I
e II. No começo do ano, 235 operava dia de semana até final da tarde e no pico
da noite, sábado até final da tarde e não operava domingo. Nos horários de
inatividade da 235, a linha 214 mudava de itinerário com tabelas A e B,
cobrindo os trechos atendidos pela 235, tabela A cobria no sentido bairro e
tabela B no sentido terminal. No meio do ano o horário de operação da 235 foi
estendido, deixando de operar somente domingo a noite, com a 214 tendo que
cobrir a 235 somente neste horário.
Linha 214 tinha 2 carros fixos todos os dias, 2 reforços no
pico da manhã e 1 no pico da tarde durante os dias da semana. Já a linha 235
tinha 1 carro só durante toda sua operação.
Como ficou: Houve mudança de itinerário, a linha 214 deixou
de atender os bairros Guanabara e Morada Verde, passando a ir pelos bairros
Estrela do Sul e Atlântico Sul com um trajeto um pouco mais curto. A linha 235
teve seu trajeto prolongado, atendendo além dos bairros antigos, o bairro
Morada Verde e novos conjuntos habitacionais da região.
A linha 235 passou a operar integralmente com 1 carro fixo e
nos dias de semana com reforço no pico da manhã, almoço e pico da tarde. A
linha 214 continua com dois carros fixos mas perdeu 1 reforço da manhã e o
reforço da tarde.
A esquerda novo trajeto da
214, a direita, trajeto antigo.
A esquerda novo trajeto da
235, a direita, trajeto antigo.
Pontos positivos: O saldo da mudança foi muito bom. A grande
vantagem foi a linha 235 operar integralmente, melhorando muito o atendimento
de sua região. Antes, nos horários de inatividade da linha, a bagunça era
completa, já que a empresa não mostrava se a 214 estava operando tabela A ou
tabela B, os intervalos da 214 aumentava por conta de sua volta a mais, cada
tabela só cobria o itinerário da 235 em um dos sentidos, enfim, complicada até
mesmo para quem mora na região de entender. A 214 além de mais simples, ficou
6/7 minutos mais rápida. A 235 passou a ter uma volta maior que pouco fez
diferença no intervalo, aumentando em 1 ou 2 minutos. Indiretamente os
moradores do Atlântico Sul também foram beneficiados, pois antes, ao saírem do
terminal tinham que dar a volta quase completa das linhas 216 ou 217 para
chegar em casa e agora contam com a 214 que vai direto para o bairro.
Pontos negativos: Para os moradores do Morada Verde houve
uma pequena piora, já que antes eram atendidos pela 214 que possui intervalos
melhores e agora dependem exclusivamente da 235. Eles também são obrigados,
agora, a darem toda a volta da 235 para chegarem ao terminal, o que aumenta um
pouco mais o tempo de viagem, porém contam com um itinerário mais abrangente do
que antes, atendendo mais ruas da região. No geral a mudança beneficiou a maior
parte os bairros e o único bairro levemente prejudicado, no caso o Morada Verde,
continua com um bom atendimento. Outro problema é a estreita Rua Veridiana que
antes tinha linha de ônibus somente em um sentido e agora tem em ambos os
sentidos, o que dificultará muito a vida dos motoristas no momentos que os
ônibus se cruzarem.
Itinerário sentido bairro da
antiga 214 Tabela A, que funcionava nos horários que a linha 235 não operava. Mudança
fazia a linha dar muita volta e ficar com operação bastante confusa.
Produzido por Eric Moises.
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