A julgar por tudo que foi debatido na campanha, o prognóstico para o transporte coletivo em Campo Grande, na gestão do próximo prefeito, é terrível. Em resumo, a qualidade do serviço de ônibus oferecido em Campo Grande foi ignorada pelos principais candidatos, mesmo a cidade vivendo um caos na área, com a qualidade que há muito tempo já é péssima, caindo cada vez mais.
Agora teremos um segundo turno entre os candidatos Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB).
Candidatos a segundo turno em Campo Grande. Ambos sem propostas para o transporte coletivo.
A candidata Rose Modesto ignorou o tema em praticamente toda sua campanha. Na imagem abaixo, retirada de seu site de campanha a algumas semanas atrás, podemos ver que sequer era colocado um tópico sobre o assunto em suas propostas. Mais recentemente foi colocado um tópico em seu site sobre mobilidade urbana, um texto que aponta corretamente os principais problemas de mobilidade urbana do país, mas bastante genérico. Caso este mesmo texto fosse usado para campanha de um candidato de outra cidade, sequer notaríamos que foi feito levando em conta a realidade de Campo Grande.
Na foto, o antes e o depois do site da candidata Rose Modesto, que agora tem um tópico para mobilidade urbana.
Nos poucos momentos que cita alguns dados de Campo Grande, comete deslizes, como dizer que atualmente 5 empresas operam na cidade, sendo que desde 2013 só temos 4 empresas operando. Em suas propostas, em momento nenhum cita a execução de obras de infraestrutura para transporte como corredores de ônibus e novos terminais, que são as necessidades mais urgentes e efetivas para melhorar o transporte de Campo Grande. Como único ponto positivo, temos um trecho em que promete "Rever a política de estacionamento no centro da cidade.", algo primordial, se quisermos melhorar a velocidade média dos ônibus em Campo Grande em seu gargalo, que é o centro da cidade. Mas teria Rose Modesto coragem para peitar os comerciantes que dominam o centro e reclamam de qualquer alteração que seja feita para melhorar o fluxo de veículos?
Proposta da candidata Rose Modesto, onde comete a gafe de mencionar 5 empresas operando na capital.
Analisando as propostas do candidato Marquinhos Trad, não há nada muito diferente. Em seu plano de governo há um tópico sobre mobilidade urbana e meio ambiente. Falando especificamente sobre transporte coletivo, uma única proposta: instalar pontos de ônibus com cobertura. Os pontos de ônibus são um problema sério na cidade, mas caso queira realmente melhorar os serviços da cidade, não passa de uma gota d'água na piscina.
Proposta do candidato Marquinhos Trad, que só promete cobertura em pontos de ônibus.
Suas outras propostas sobre mobilidade urbana visa mais melhorar a qualidade daqueles que utilizam o transporte individual, como rever o plano de hierarquização e recapear ruas e avenidas. Proposta concreta para melhorar a qualidade dos serviços e projetos para melhorar a infraestrutura, tal como sua parceira de segundo turno, absolutamente nada. Mas vale lembrar, que no debate entre os candidatos a prefeito no 1o turno, realizada pela TV Morena, Marquinhos Trad prometeu rever o contrato assinado - pelo seu irmão - entre a prefeitura e o Consórcio Guaicurus, contrato este que é hoje um dos principais entraves da cidade. Mas teria Marquinhos coragem para fazer isto? Iria ele contra todo o esquema montado pelo seu irmão que entregou o transporte da cidade de mãos beijadas e em um esquema comprovadamente fraudulento para as atuais empresas que aqui operam?
Mais uma vez, o candidato Marquinhos Trad priorizando o transporte individual, prometendo soluções para engarrafamentos, sem sequer mencionar o transporte coletivo.
E por fim, por mais que tenham sido derrotados, os outros candidatos a prefeito também nada ou pouco acrescentaram ao debate. O atual prefeito, Alcides Bernal, quando questionado sobre mobilidade urbana, só soube falar sobre asfalto e buracos. E vale lembrar que seu último ano diante da prefeitura foi desastroso, com as empresas gerindo o sistema de transporte como bem entendessem. Outros candidatos poucos falaram algo que fugisse do lugar comum de tarifa cara e serviço ruim, o que é unanimidade, mas ninguém se propõe a debater o que fazer para melhorar isto. Como único destaque fica a correta fala do ex-candidato Marcelo Bluma (PV), de que a última grande mudança feita no transporte ocorreu na implementação do SIT, ainda na gestão do prefeito Lúdio Coelho. De lá pra cá, realmente o transporte coletivo foi um tema ignorado pelos prefeitos que por aqui passaram.
Vídeo em que o candidato Marquinhos Trad promete investigar o contrato da concessionária de transporte público e, em que o candidato Marcelo Bluma fala que a última alteração importante foi na gestão do prefeito Lúdio Coelho.
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