Há muito não se via novidade no transporte público daqui. Além dos cortes e da frota vencida, nada mais surpreendia o usuário do transporte coletivo de Campo Grande, até agora.
O consórcio, em parceria com a Volvo e a Marcopolo, trouxe um veículo trucado para realizar testes na capital, testes esses previstos em contrato de concessão e que visam buscar novos meios de transportar os passageiros de ônibus na cidade, sem falar no custo x benefício para o consórcio
O Veículo
O ônibus, de carroceria Marcopolo e de chassi Volvo, possui 15 metros de comprimento, terceiro eixo direcional, chassi de 270 cavalos de potência (os nossos atuais possuem apenas 210), suspensão a ar, proporcionando maior conforto e menos impacto durante a viagem, e o clássico interior simples, que estamos acostumados a ver na cidade. Possui capacidade de 35 pessoas sentadas e 77 pessoas em pé (obviamente cabe bem mais).
O Consórcio
O consórcio trouxe esse veículo para testes depois de muita especulação do fim dos articulados na cidade (você pode ler isso aqui), onde os mesmos estudam substituir os nossos pouquíssimos BRTs por esse tipo de veículo. Muito foi questionado sobre a dirigibilidade nas ruas da cidade a qual o consórcio não acharia possível, mas esse argumento caiu após acompanharmos em visita a São Paulo (e vários vídeos no Youtube) esse tipo de veículo circulando por vielas muito menores que a Rui Barbosa. Além do fato de que os articulados consomem combustível demasiadamente, enquanto esses veículos devem ser bem mais econômicos (só saberemos ao final do teste, né?)
O Teste
A Volvo e a Marcopolo fizeram esse veículo sob medida para as necessidades campo-grandenses. Interior simples, motor dianteiro, sem ar condicionado. Parece que estão mesmo tentar conquistar o cliente mão fechada que é o consórcio Guaicurus. O veículo é zero km e há grandes boatos de que veio pra ficar. As linhas que deverão receber o veículo são as linhas troncais, de maior demanda, como 070, 080, 081, 085 e 087. Ainda não há uma definição de onde o veículo irá circular, mas com certeza será em uma(s) dessa(s). A previsão de início de operação está entre essa e a próxima semana.
Mais detalhes do veículo vocês podem ver nos vídeos abaixo.
Escrito por: Gabriel Santos
Interior simples, padrão campo-grandense. Foto: Gabriel Santos
O consórcio trouxe esse veículo para testes depois de muita especulação do fim dos articulados na cidade (você pode ler isso aqui), onde os mesmos estudam substituir os nossos pouquíssimos BRTs por esse tipo de veículo. Muito foi questionado sobre a dirigibilidade nas ruas da cidade a qual o consórcio não acharia possível, mas esse argumento caiu após acompanharmos em visita a São Paulo (e vários vídeos no Youtube) esse tipo de veículo circulando por vielas muito menores que a Rui Barbosa. Além do fato de que os articulados consomem combustível demasiadamente, enquanto esses veículos devem ser bem mais econômicos (só saberemos ao final do teste, né?)
O Teste
A Volvo e a Marcopolo fizeram esse veículo sob medida para as necessidades campo-grandenses. Interior simples, motor dianteiro, sem ar condicionado. Parece que estão mesmo tentar conquistar o cliente mão fechada que é o consórcio Guaicurus. O veículo é zero km e há grandes boatos de que veio pra ficar. As linhas que deverão receber o veículo são as linhas troncais, de maior demanda, como 070, 080, 081, 085 e 087. Ainda não há uma definição de onde o veículo irá circular, mas com certeza será em uma(s) dessa(s). A previsão de início de operação está entre essa e a próxima semana.
Mais detalhes do veículo vocês podem ver nos vídeos abaixo.
Escrito por: Gabriel Santos
Eu quero saber, o de tá o krlo do estofados do banco??? Ter que andar mais de 1h dentro de ônibus, ou não quando é em pé é nesses troço duro sem conforto!
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