Nessa semana, o Consórcio Guaicurus implantou, ainda em testes, um sistema para evitar fraudes com cartões de gratuidade (Idosos, Estudantes, Deficientes e outros). Essa fase de teste será executada primeiramente nos terminais de transbordo da cidade, e também nas estações de embarque rápido (Peg-Fácil) espalhadas pela cidade.
Câmeras serão instaladas acima dos validadores.
O sistema funcionará da seguinte maneira:
Uma câmera será instalada acima dos validadores, onde o usuário bate o cartão. Assim que o usuário bater o cartão de gratuidade no validador, a câmera irá filmar o rosto do usuário, e mandar os dados diretamente para a Assetur. Lá, com base no banco de dados dos cadastrados nas gratuidades, o sistema fará uma rápida checagem com o rosto, e o cartão cadastrado, para ver se os dois coincidem. Caso isso não ocorra, o cartão será bloqueado e, na próxima vez que o usuário tentar utilizar o cartão, ele não conseguirá e terá que se encaminhar até a Assetur para resolver o problema.
Próprios funcionários não acreditam na eficiência do sistema, devido a muitos cadastros serem antigos, e devido ao sistema, ainda em testes, já ter apresentado uma falha grave. Questionados sobre essa falha, o pessoal responsável diz não saber nada sobre isso.
Comentários
Postar um comentário