Na tarde de 28/07/2014 entrou em operação a mais nova linha de Campo Grande, a linha 241 Recanto do Cerrado - Centro. Uma linha convencional - que faz trajeto bairro centro - que ocupa a antiga numeração da linha do Parque dos Poderes, unificada agora no código 521. A nova linha, que opera somente nos horários de pico da manhã, almoço e final da tarde, veio com objetivo de atender os parcelamentos Recanto do Cerrado, Morada dos Deuses e Vila Neusa, atendendo também por tabela o Água Limpa Park, todos no bairro Nasser, como mostrado na figura abaixo.
Os parcelamentos citados são todos muito recentes, loteados entre 2008 e 2010. Como é possível ver pela imagem de satélite, possuem a maior parte de suas áreas desocupadas, mas vem apresentado um rápido crescimento, ainda mais por estarem localizados na região do Nasser, um dos 5 bairros mais populosos de Campo Grande com mais de 25 mil moradores (mais populoso que a Moreninha).
Até a criação desta linha, os moradores destes loteamentos não contavam com nenhuma opção de ônibus próximo. As linhas mais próximas eram a 223 - Marli e 229 Cabreúva - Seminário, que seguiam o trajeto marcado em amarelo na figura 2. Algumas residências chegavam a ficar 1km do ponto de ônibus mais próximo, sendo que o limite aceitável é de 500m. A criação da linha foi um pedido dos próprios moradores da região atendidos pela Agetran e Consórcio Guaicurus esta semana. Porém, mais uma vez, a divulgação sobre esta nova linha foi inexistente, sequer uma notinha em ambos os sites ou cartazes no ônibus.
Em seu itinerário a linha atende além dos bairros citados, o Jd. Seminário I e II, Vila Marli, Vila São Benedito, Portal do Gramado, Vila São Roque, Vila Leda, Jd. Oracília, Jardim Mária Amélia, Vila Lídia e Centro, passando pela UCDB, Santa Casa e Comper São Francisco em um trajeto muito parecido da linha 223 na região do Centro e Seminário.
A princípio, é uma linha que dificilmente será um sucesso de demanda, pois seu principal objetivo é atender uma região pouquíssimo povoada. Porém a linha passa pela UCDB em horários importantes, podendo se tornar uma boa alternativa a linha 221 (UCDB - Centro), no sentido centro - UCDB. No caso, a 241 trafega pela Rua Cardeal Arcoverde, paralela a Tamandaré, não passa em frente ao portão principal de entrada da UCDB, mas passa em uma das entradas do estacionamento da universidade, na rua Santo Acúrsio. É importante lembrar que caso a linha venha ter uma boa demanda, ficaria mais fácil cobrar uma expansão em seu horário de atendimento, que por enquanto prevê somente 6 voltas diárias, todas nos horários de pico.
Por enquanto, em 2 dias de operação, a linha mal atingiu a marca de 20 passageiros, somando todas suas viagens. Apesar da demanda baixa ser característico de linhas em início de operação, a divulgação inexistente contribui e muito para que o ônibus chegue a dar voltas sem sequer pegar passageiros. A instalação dos pontos de ônibus em trechos exclusivos da linha só foi realizada na terça-feira, 29/07, já em seu segundo dia operação. A ausência de um terminal na região também dificulta bastante que se realize uma operação boa, principalmente em termos de horários, já que o trajeto da linha fica muito extenso indo até o centro. Vale lembrar que o projeto original do SIT, de 1991, já previa o terminal São Francisco, com principal objetivo de atender todo o extenso bairro Nasser, terminal que não saiu do papel até hoje.
Produzido por Eric Moises.
Parcelamentos: Recanto do Cerrado, Morada dos Deuses, Vila Neusa e Água Limpa Park.
Os parcelamentos citados são todos muito recentes, loteados entre 2008 e 2010. Como é possível ver pela imagem de satélite, possuem a maior parte de suas áreas desocupadas, mas vem apresentado um rápido crescimento, ainda mais por estarem localizados na região do Nasser, um dos 5 bairros mais populosos de Campo Grande com mais de 25 mil moradores (mais populoso que a Moreninha).
Até a criação desta linha, os moradores destes loteamentos não contavam com nenhuma opção de ônibus próximo. As linhas mais próximas eram a 223 - Marli e 229 Cabreúva - Seminário, que seguiam o trajeto marcado em amarelo na figura 2. Algumas residências chegavam a ficar 1km do ponto de ônibus mais próximo, sendo que o limite aceitável é de 500m. A criação da linha foi um pedido dos próprios moradores da região atendidos pela Agetran e Consórcio Guaicurus esta semana. Porém, mais uma vez, a divulgação sobre esta nova linha foi inexistente, sequer uma notinha em ambos os sites ou cartazes no ônibus.
Parcelamentos com as linhas amarelas mostrando o trajeto das linhas 223 e 229, as linhas mais próximas até então.
Traçado amarela indica o trajeto da 241 no bairro.
Em seu itinerário a linha atende além dos bairros citados, o Jd. Seminário I e II, Vila Marli, Vila São Benedito, Portal do Gramado, Vila São Roque, Vila Leda, Jd. Oracília, Jardim Mária Amélia, Vila Lídia e Centro, passando pela UCDB, Santa Casa e Comper São Francisco em um trajeto muito parecido da linha 223 na região do Centro e Seminário.
Trajeto completo da linha 241
A princípio, é uma linha que dificilmente será um sucesso de demanda, pois seu principal objetivo é atender uma região pouquíssimo povoada. Porém a linha passa pela UCDB em horários importantes, podendo se tornar uma boa alternativa a linha 221 (UCDB - Centro), no sentido centro - UCDB. No caso, a 241 trafega pela Rua Cardeal Arcoverde, paralela a Tamandaré, não passa em frente ao portão principal de entrada da UCDB, mas passa em uma das entradas do estacionamento da universidade, na rua Santo Acúrsio. É importante lembrar que caso a linha venha ter uma boa demanda, ficaria mais fácil cobrar uma expansão em seu horário de atendimento, que por enquanto prevê somente 6 voltas diárias, todas nos horários de pico.
Veículo 2500, ônibus que operou a linha 241 no dia 29/07. Marcopolo Sênior Midi, Mercedes Lo-915, ano 2011/2012.
Por enquanto, em 2 dias de operação, a linha mal atingiu a marca de 20 passageiros, somando todas suas viagens. Apesar da demanda baixa ser característico de linhas em início de operação, a divulgação inexistente contribui e muito para que o ônibus chegue a dar voltas sem sequer pegar passageiros. A instalação dos pontos de ônibus em trechos exclusivos da linha só foi realizada na terça-feira, 29/07, já em seu segundo dia operação. A ausência de um terminal na região também dificulta bastante que se realize uma operação boa, principalmente em termos de horários, já que o trajeto da linha fica muito extenso indo até o centro. Vale lembrar que o projeto original do SIT, de 1991, já previa o terminal São Francisco, com principal objetivo de atender todo o extenso bairro Nasser, terminal que não saiu do papel até hoje.
Produzido por Eric Moises.
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