Pular para o conteúdo principal

Moovit, o maior aplicativo de transporte público chega a Campo Grande

Campo-grandenses, finalmente uma notícia boa para os usuários do transporte coletivo. O Moovit, aplicativo de transporte utilizado em várias cidades, chega a Campo Grande no dia 26 de agosto.
Conversamos com a equipe que desenvolveu o aplicativo, sendo responsável pela equipe Cristiano Martins, que teve a ajuda de Leonardo Lopes no mapeamento das linhas da capital.
Confira abaixo a nossa entrevista com a equipe do Moovit.




TCCG: De onde surgiu a ideia de criar um aplicativo desse tipo para Campo Grande?

Cristiano: Na verdade, o Moovit é um aplicativo de abrangência mundial, atendendo mais de 600 cidades. No Brasil, 18 capitais já estão disponíveis no app, além de outros tantos municípios
Eu coordeno os projetos de Porto Alegre (onde moro) e Florianópolis, e percebi que Campo Grande, apesar do sistema organizado, não estava disponível.
Pedi à equipe Moovit que me colocasse no projeto e mobilizei voluntários interessados em disponibilizar Campo Grande no aplicativo. O Leonardo foi um dos que atendeu ao chamado e contribuiu diretamente pro projeto.
Com exceção das cidades que disponibilizam as informações em tempo real, todo o mapeamento do Moovit é voluntário e colaborativo. Um editor permite que sejam marcados os locais dos pontos de parada e montados os traçados das linhas.

TCCG: Como funcionará o aplicativo?

Cristiano: O aplicativo tem três modos principais de uso: 
  1. Horários, onde se consultam as tabelas de horários das linhas
  2. Ao redor, que mostra, com base na localização do telefone, os pontos de parada próximos e as linhas disponíveis nele
  3. Planejar viagem, onde se escolhe um ponto de origem e outro de destino, e o app indica a melhor rota com opções de linhas
Dentro do app, no modo A bordo é possível pedir ao app que avise em que parada se quer descer E também - e aí o mais relevante - informar situações como atrasos, lotação do ônibus, mudança de itinerário ou correções nas informações. As informações ficam disponíveis a todos os usuários do aplicativo, e pode-se relatar tanto as condições de uma linha como também de uma parada ou terminal

TCCG: A Agetran/Assetur ajudaram vocês?

Cristiano: Eu entrei em contato com a Agetran no início do mapeamento, pedindo as informações, que estavam indisponíveis tanto no Infoponto como no site. Mas não passou disso.

Leonardo: O que a Agetran/Assetur pode ajudar hoje e para o aplicativo mostrar o ônibus em tempo real mas, se ate hoje o Consorcio Guaicurus não lançou o aplicativo, eu não tenho muita esperança que eles irão colaborar.

O Consórcio Guaicurus informou que em 60 dias farão a atualização dos horários, e, em 30 dias, o sinal de GPS dos ônibus estará sincronizado com o aplicativo, Os ônibus da capital atualmente estão todos dotados de GPS com sinal móvel de internet, possibilitando a localização dos veículos em tempo real.

Se você ainda não tem o aplicativo, baixe na sua loja de aplicativos. Disponível para Android, iOS e para Windows Phone. Para conhecer mais do aplicativo, clique nesse link e tire todas suas dúvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Artigo: Manifesto contra os letreiros laterais

Ônibus de modelo mais recente em Campo Grande, com letreiro eletrônico próximo da porta ao invés de uma placa com itinerário da linha. (Autor: Eric Moises Martins). Todos que andam de ônibus em Campo Grande já se depararam com aquela plaquinha que fica próxima a porta de entrada dos ônibus, com o nome das ruas que fazem parte do itinerário da linha. Já repararam também que desde 2011 passaram a chegar ônibus que no lugar da plaquinha lateral, tem um letreiro eletrônico indicando o nome da linha. Minha pergunta é: qual a vantagem de se ter um letreiro eletrônico lateral indicando a mesma coisa que o letreiro frontal, o nome da linha?