Pular para o conteúdo principal

Diário de Férias: Dia 05 - Terminal Júlio de Castilho

Após a entrevista do diretor do Consórcio Guaicurus, srº. João Rezende, em que ele afirmou que os cidadãos não se informam direito e que as reclamações são "casos isolados", a equipe Ligados no Transporte irá visitar um terminal por dia até o dia 15, final dessa operação férias, para mostrar a vocês a realidade por trás das afirmações do digníssimo sr. João Rezende.

Nessa sexta (15) a nossa equipe passou pelo terminal Júlio de Castilho e viu que a situação está caótica para os usuários. O terminal é administrado pela Viação Campo Grande, responsável por 100% das linhas alimentadoras (azuis) do terminal, e atende a região Oeste da cidade.

Veículo na linha 071. Além de ser inadequado para a linha, saiu extremamente lotado do terminal.


E vamos começar falando da linha 071 - Term. Bandeirantes/Term. Júlio de Castilho (foto). A linha faz a ligação entre os dois terminais passando pelo Jd. Imá, Duque de Caxias e Albert Sabin. Recebe dois veículos de reforço no pico da tarde, além de rodar com três veículos fixos. Nessas férias, além de não receber os reforços, a linha ainda sofre a substituição de carro, onde a empresa troca um alongado por um veículo curto, como o da foto, que além de ser mais fraco, deixa a viagem desconfortável. A empresa alega que a linha perde demanda a partir do começo da noite, mas na foto abaixo, vocês podem ver que essa alegação é falsa:

Veículo 4166 na linha 071, logo após ao sair do terminal.

Outra linha que sofre com essa operação é a linha 085 - Term. Julio de Castilho/Term. Morenão. A linha liga os dois terminais, além de passar pelo centro, e é a principal linha do terminal Júlio de Castilho. Em dias comuns, a linha circula com 8 veículos fixos, recebendo três reforços. Com essa operação especial, a linha circula somente com 6 veículos. Em 2014, a linha sofreu um corte drástico de oferta, quando perdeu todos os seus veículos articulados e começou a circular somente com veículos alongados, o que gerou muita reclamação dos usuários, mas de nada adiantou. Após a perca dos articulados, a linha sofreu mais cortes duros, deixando a linha com a oferta reduzida pela metade.

Outra linha importante do terminal Júlio de Castilho é a linha 073, que liga o terminal ao General Osório e ao Nova Bahia, passando pela garagem da Viação São Francisco, Colégio Militar e Mascarenhas de Moraes. A linha circula com 5 veículos fixos e recebe 4 reforços na parte da tarde. Porém, com essa operação férias, a linha não recebeu nenhum reforço, e foi uma das campeãs de reclamação por atraso. Enquanto a nossa equipe estava gravando, constatamos atrasos de 30 minutos na linha e dois veículos circulando juntos. Confira abaixo a situação da linha:

Veículo 2326 na linha 073, que além de atrasado, estava rodando junto do veículo 4175.

Das linhas alimentadoras, que ligam os bairros da região ao terminal, a 421 - Jardim Carioca foi a campeã de reclamação. A linha que circula com dois veículos fixos, deveria receber um reforço a tarde, coisa que não aconteceu. Além de não receber reforço, a linha, que costuma rodar com dois veículos mais novos e maiores, estava rodando apenas com veículos velhos e curtos. 

Veículo curto na linha 421


Em geral, as linhas alimentadoras do Júlio de Castilho estavam sofrendo bastante. Todas estavam rodando com veículos curtos e saindo extremamente lotadas do terminal. A nossa equipe não conseguiu registrar todas, mas tentará entrar em contato com a empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Fim da viação São Francisco e unificação das empresas do consórcio

Desde o primeiro dia útil do ano, algo vem acontecendo nos bastidores do transporte coletivo da cidade. A viação São Francisco, uma das (se não a) primeiras a trazer o transporte coletivo de passageiros para Campo Grande lá nos ainda anos 1940/1950, fechou de vez as suas portas, dando fim a toda sua história. O prédio estava com um anúncio de venda do terreno há um bom tempo, e, bem, parece que ele foi finalmente vendido. Fachada do pátio da garagem da Viação São Francisco, em Abril de 2023. Foto: Google Maps.

O abandono do transporte coletivo de Campo Grande

Há tempos que não contamos nenhuma novidade aqui no site. A última, em janeiro, foi para falar de uma nova frota que, dois meses depois, ainda não deu sinal de aparecer pela cidade. A mídia tradicional, todo dia relata uma situação diferente no transporte coletivo, e sempre é uma situação negativa, que prejudica o trabalhador, que depende do coletivo para se deslocar todos os dias, que prejudica o estudante, que precisa se transportar até sua escola, e do cidadão que precisa se deslocar para seus afazeres pessoais. Veículo ano 2009, usado, ex SP, e ainda em circulação em Campo Grande. Foto: Pedro Verão