Pular para o conteúdo principal

Diário de Férias: Dia 3 - Terminal General Osório

Após a entrevista do diretor do Consórcio Guaicurus, srº. João Rezende, em que ele afirmou que os cidadãos não se informam direito e que as reclamações são "casos isolados", a equipe Ligados no Transporte irá visitar um terminal por dia até o dia 15, final dessa operação férias, para mostrar a vocês a realidade por trás das afirmações do digníssimo sr. João Rezende.

Dia 03: Terminal General Osório

Hoje nossa equipe passou pelo terminal General Osório, para acompanhar a situação dos usuários da região norte da cidade. O terminal é administrado pela Viação São Francisco, responsável por 100% das linhas alimentadoras (azuis) do terminal.

Veículo 2422 fazendo a linha 084 - T. Nova Bahia/Pça Ari Coelho. No momento da foto, ele passava pelo terminal General Osório, e saiu desse jeito.

As linhas alimentadoras do terminal estavam carregando uma boa quantidade de passageiros, sem superlotação. A única que nos chamou atenção foi a linha 228 - Marabá/Term. Gen. Osório. A linha chegou do bairro superlotada, um fato que é pouco comum para o horário de pico da tarde. Confira o vídeo abaixo:




Os problemas do terminal General Osório são as linhas troncais. A ligação Terminal General Osório/Terminal Nova Bahia é o maior problema dos usuários do terminal. Mesmo em operação normal, a região sofre com a superlotação e a demora dos veículos, que passam sempre atrasados. Confira abaixo a situação:



Após filmarmos a situação, solicitamos ao fiscal da Agetran o envio de um veículo extra para carregar os passageiros que ficaram pra trás, e a mesma solicitou a empresa que disponibilizasse um dos motoristas de plantão para pegar um dos veículos da reserva e fazer uma "meia volta", carregando os passageiros que ficaram pra trás até o terminal Nova Bahia, destino final da viagem.

Outra reclamação constante é da linha 080, que liga os terminais Aero Rancho ao General Osório, passando pelo terminal Bandeirantes e Centro da cidade antes. Os usuários reclamam do atraso de mais de 40 minutos da linha e, ao passar, passam cerca de 3 a 4 ônibus juntos. Confira abaixo como um desses veículos da linha, atrasado, chegou ao terminal:



E claro, não podemos deixar de fora a linha 070 - Bandeirantes/General Osório, que passa também pelo terminal Morenão. A linha é a campeã de reclamações da cidade, pois a mesma sofreu redução drástica de veículos. Anteriormente, a linha circulava com 18 veículos no horário de pico da tarde. Com essa operação especial, a linha recebe míseros 9 veículos, uma redução de 50% de oferta para os passageiros, que sofrem com a situação. Além da queda de oferta, reclamações de atrasos na linha vem sendo constantes. Abaixo, vocês conferem a situação de um dos veículos da linha ao chegar no terminal, atrasado:


Pouco antes da matéria, a nossa equipe percorreu a avenida Eduardo Elias Zahran, via principal que a linha atende, e constatamos superlotação em todos os pontos da via. Entramos em contato com o encarregado de tráfego da Viação São Francisco solicitando um carro extra, para atender aquela demanda. O mesmo nos atendeu prontamente, deslocando o veículo 2513 para a linha imediatamente.

Comentários

  1. Esse problema do 80 acontece com o 87 também, e o 70 devia voltar a ter articulados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Artigo: Manifesto contra os letreiros laterais

Ônibus de modelo mais recente em Campo Grande, com letreiro eletrônico próximo da porta ao invés de uma placa com itinerário da linha. (Autor: Eric Moises Martins). Todos que andam de ônibus em Campo Grande já se depararam com aquela plaquinha que fica próxima a porta de entrada dos ônibus, com o nome das ruas que fazem parte do itinerário da linha. Já repararam também que desde 2011 passaram a chegar ônibus que no lugar da plaquinha lateral, tem um letreiro eletrônico indicando o nome da linha. Minha pergunta é: qual a vantagem de se ter um letreiro eletrônico lateral indicando a mesma coisa que o letreiro frontal, o nome da linha?