Após a entrevista do diretor do Consórcio Guaicurus, srº. João Rezende, em que ele afirmou que os cidadãos não se informam direito e que as reclamações são "casos isolados", a equipe Ligados no Transporte irá visitar um terminal por dia até o dia 15, final dessa operação férias, para mostrar a vocês a realidade por trás das afirmações do digníssimo sr. João Rezende.
Dia 03: Terminal General Osório
Hoje nossa equipe passou pelo terminal General Osório, para acompanhar a situação dos usuários da região norte da cidade. O terminal é administrado pela Viação São Francisco, responsável por 100% das linhas alimentadoras (azuis) do terminal.
Veículo 2422 fazendo a linha 084 - T. Nova Bahia/Pça Ari Coelho. No momento da foto, ele passava pelo terminal General Osório, e saiu desse jeito.
As linhas alimentadoras do terminal estavam carregando uma boa quantidade de passageiros, sem superlotação. A única que nos chamou atenção foi a linha 228 - Marabá/Term. Gen. Osório. A linha chegou do bairro superlotada, um fato que é pouco comum para o horário de pico da tarde. Confira o vídeo abaixo:
Os problemas do terminal General Osório são as linhas troncais. A ligação Terminal General Osório/Terminal Nova Bahia é o maior problema dos usuários do terminal. Mesmo em operação normal, a região sofre com a superlotação e a demora dos veículos, que passam sempre atrasados. Confira abaixo a situação:
Após filmarmos a situação, solicitamos ao fiscal da Agetran o envio de um veículo extra para carregar os passageiros que ficaram pra trás, e a mesma solicitou a empresa que disponibilizasse um dos motoristas de plantão para pegar um dos veículos da reserva e fazer uma "meia volta", carregando os passageiros que ficaram pra trás até o terminal Nova Bahia, destino final da viagem.
Outra reclamação constante é da linha 080, que liga os terminais Aero Rancho ao General Osório, passando pelo terminal Bandeirantes e Centro da cidade antes. Os usuários reclamam do atraso de mais de 40 minutos da linha e, ao passar, passam cerca de 3 a 4 ônibus juntos. Confira abaixo como um desses veículos da linha, atrasado, chegou ao terminal:
E claro, não podemos deixar de fora a linha 070 - Bandeirantes/General Osório, que passa também pelo terminal Morenão. A linha é a campeã de reclamações da cidade, pois a mesma sofreu redução drástica de veículos. Anteriormente, a linha circulava com 18 veículos no horário de pico da tarde. Com essa operação especial, a linha recebe míseros 9 veículos, uma redução de 50% de oferta para os passageiros, que sofrem com a situação. Além da queda de oferta, reclamações de atrasos na linha vem sendo constantes. Abaixo, vocês conferem a situação de um dos veículos da linha ao chegar no terminal, atrasado:
Pouco antes da matéria, a nossa equipe percorreu a avenida Eduardo Elias Zahran, via principal que a linha atende, e constatamos superlotação em todos os pontos da via. Entramos em contato com o encarregado de tráfego da Viação São Francisco solicitando um carro extra, para atender aquela demanda. O mesmo nos atendeu prontamente, deslocando o veículo 2513 para a linha imediatamente.
Esse problema do 80 acontece com o 87 também, e o 70 devia voltar a ter articulados.
ResponderExcluir