A partir deste sábado, 05/03/2016 três linhas da região
leste da cidade (saída para Três Lagoas) serão alteradas. São elas: 518 –
Vivendas do Parque/ Shopping CG, 519 - Noroeste – Centro e 520 Direto(Noroeste) –
Centro. As linhas 518 e 519 deixarão de ir até o centro da cidade, encerrando o
ciclo de viagem no Ponto de Integração Hércules Maymone, já a 520 passará a
andar com duas tabelas de itinerários diferentes, a tabela A, que mantem o
trajeto atual e a tabela B com pequenas modificações, mas ambas indo até o
centro.
Como é e como ficarão as novas linhas:
518 - Vivendas do Parque/Shopping
Como é: A linha sai do bairro Vivendas do Parque e
passa na seguinte ordem nos bairros Panorama, Maria Aparecida Pedrossian,
Cidade Jardim, Jardim Flamboyant, Chácara Cachoeira chegando a Avenida Afonso
Pena, passando em frente ao Shopping Campo Grande e indo até o Centro. Na volta o itinerário era praticamente o
mesmo, do Centro a linha voltava ao Shopping Campo Grande, em seguida indo aos
bairros Chácara Cachoeira, Jardim Flamboyant, Cidade Jardim, Maria Aparecida
Pedrossian, uma voltinha um pouco maior neste último para atender também o
Jardim Samambaia, Panorama e Vivendas do Parque.
Como ficará: A
linha iniciará viagem no Vivendas do Parque, passando pelo Maria Aparecida
Pedrossian, Cidade Jardim, Chácara Cachoeira, Shopping CG e terminará a viagem
no P.I. Hércules Maymone. Na volta, a linha tocará direto pela Rua Joaquim
Murtinho/ Av. Ministro João Arinos até o bairro Maria Aparecida Pedrossian,
dando uma volta até o Jardim Samambaia, em seguida irá ao Jardim Panorama e por
fim o Vivendas do Parque.
Sentido PI Hércules / Bairro
Sentido Bairro / PI Hércules
518 Nova
|
518 Antiga
|
|
Carros fixos
|
1 todos os dias
|
1 todos os dias
|
Reforços
|
Dia de semana: 1 no pico da manhã e 1 no pico da tarde.
Sábado: 1 no pico da manhã.
|
Dia de semana: 1 no pico da manhã e 1 no pico da tarde (recentemente
perdeu reforço do almoço).
Sábado: 1 no pico da manhã.
|
Intervalo
|
60 a 65 minutos regularmente e 28 a 32 minutos com reforço.
|
De 97 a 103 minutos regularmente e média de 50 minutos com reforço.
|
Extensão
|
19km
|
32,4km
|
519 - Noroeste
Como é: A 519 sai do bairro Noroeste, próximo ao presídio para em
seguida atender o Serraville, Jardim Nova Serrana, Vivendas do Parque,
Panorama, Maria Aparecida Pedrossian, entrando na região do Tiradentes, na
importante Avenida José Nogueira Viera, passando pela Unidade Básica de Saúde
Tiradentes, de onde seguia viagem até o Hércules Maymone e de lá seguia ao centro
da cidade pelas Rua Joaquim Murtinho e Fernando Correa da Costa. Na volta o itinerário era praticamente o
mesmo, após rodar o centro, a linha retornava pela Av. Fernando Correa da
Costa, Rua Joaquim Murtinho, P.I. Hércules Maymone, indo para o Tiradentes,
Maria Aparecida Pedrossian, Panorama, Vivendas do Parque e encerrando a viagem
no Jardim Noroeste.
Como ficará: A
linha sairá do Noroeste de maneira semelhante ao que ocorre hoje, indo para o
Serraville e Jardim Nova Serrana, mas de lá tocará direto para o Tiradentes e
após a volta no Tiradentes irá ao P.I. Hércules Maymone. No sentido bairro
pegará direto a Rua Joaquim Murtinho e Av. Ministro João Arino para os bairros
Maria Aparecida Pedrossian, Panorama, Vivendas do Parque e finalmente o Jardim
Noroeste.
Sentido PI Hércules / Bairro
Sentido Bairro / PI Hércules
519 Nova
|
519 Antiga
|
|
Carros fixos
|
1 todos os dias
|
2 dia de semana e 1 fim de semana
|
Reforços
|
Dia de semana: 1 no pico da manhã.
|
Dia de semana: 1 meia volta no pico da manhã.
Sábado: 1 reforço no pico da manhã.
Domingo: 1 reforço de manhã e 1 a tarde.
|
Intervalo
|
65 a 70 minutos regularmente e 30 a 35 minutos com reforço.
|
55 a 70 minutos dia de semana e de 115 a 120 minutos fim de semana,
exceto horário com reforços, ficando semelhante a dia de semana.
|
Extensão
|
22,5km
|
37,6km (linha regular mais longa da cidade).
|
520 - (Noroeste) Direto / Centro
Como é: A 520 passa
por uma das principais vias do Noroeste (Rua Indianápolis e Piraputanga) para
depois acessar a Av. Ministro João Arinos indo direto ao centro, passando pelo
P.I. Hércules Maymone e Rua Joaquim Murtinho. Na volta o itinerário também era
bem linear, seguindo pelas Ruas Joaquim Murtinho, Av. Ministro João Arinos até
o Serraville e Jardim Nova Serrana. Este antigo itinerário se manterá na tabela
A da linha.
Como ficará: A nova
tabela B terá uma pequena diferença em relação a tabela A em seu sentido de
circulação no bairro Noroeste, ao invés de realizar a volta entrando no lado
leste do bairro e saindo ao lado oeste, a linha entrará pelo oeste do bairro
saindo pelo leste. Ao sair do bairro
passará pelo Serraville e Jardim Nova Serrana e em seguida pela rua não
pavimentada Evaristo Veiga (rua que atualmente não possui linha de ônibus) para
chegar a Ministro João Arinos, seguindo o resto do itinerário até o centro
normalmente. Em seu retorno o itinerário será o mesmo até adentrar a parte
leste do Jardim Noroeste.
520 Nova
|
520 Antiga
|
|
Carros fixos
|
Dia de semana:
3 em horário comercial (2A e 1B). 2 a noite (1A e 1B).
Fim de semana: 2 (1A e 1B)
|
2, todos os dias exceto domingo a noite, com 1 só.
|
Reforços
|
Dia de semana:
3 meia volta de manhã (2A e 1B) e 1 reforço tabela B a
tarde.
Sábado: 1 reforço na tabela A de manhã.
Domingo: 1 meia volta, tabela A, a tarde.
|
Dia de semana:
3 meia volta de manhã e 1 no pico da tarde.
Domingo: 1 meia volta a tarde.
|
Intervalo
|
Dia de semana: de 25 a 30 minutos regularmente e de 18 a 25 minutos
com o reforço da tarde. De 5 a 18 minutos no pico da manhã. De 35 a 45
minutos a noite.
Sábado: De 25 a 30 minutos no pico da manhã e 35 a 50 minutos no
resto do dia.
Domingo: 45 minutos
|
Dia de semana: de 40 a 45 minutos. De 20 a 35 minutos com o reforço
da tarde. De 10 a 20 minutos no pico da manhã.
Sábado: De 40 a 45 minutos.
Domingo: De 40 a 45 minutos dia todo, exceto a noite, 80 minutos.
|
Extensão
|
25,7km tabela A
26,3km tabela B
|
25,7km
|
Opinião
No fim das contas, as
mudanças foram boas ou ruins para os usuários?
No geral as mudanças tem mais pontos positivos do que
negativos. Vamos a eles:
518: A linha antiga era extremamente demorada e com
itinerário confuso, cheia de voltas e retornos. Os usuários da linha além de
sofrer esperando, perdia muito tempo já dentro do ônibus. Para se ter uma
ideia, em uma volta, a linha realizava 5 retornos na Av. João Arinos. Estes
dois fatores faziam com que a linha carregasse pouquíssimos passageiros,
afinal, quem iria arriscar esperar um ônibus da linha sabendo que poderia levar
quase 2 horas para passar? Com a nova mudança, o intervalo da linha melhorou
bastante, mas infelizmente ainda continua muito alto, o que deve fazer sua
demanda continuar baixa. O itinerário ficou mais direto, com algumas vantagens,
como atender a Uniderp, ser a primeira linha a fazer a viagem do Shopping para
o Hércules Maymone e atender também o SEST/ SENAT e o Proncor. Já os bairros Cidade Jardim e Chácara
Cachoeira só são atendidos pela linha no sentido Hércules, quem quiser ir do
Hércules a estes bairros, deverá realizar toda volta da linha, aguardar o
descanso do motorista para só então chegar ao destino. Outro problema foi o
fato de o Jardim Flamboyant ficar sem nenhuma linha. A viagem da linha sentido
Hércules está excelente, mas já no sentido oposto, a linha poderia fazer um
caminho parecido com que faz hoje a linha 575 (T. Guaicurus/ BR262) que do
Hércules Maymone acessa os bairros Chácara Cachoeira e Cidade Jardim,
resolvendo alguns dos problemas citados. Desta forma, era possível até mesmo cortar
este trecho de bairro da 575 e coloca-la indo do Hércules ao Shopping CG,
auxiliando a 061 (T. Moreninhas/ Shopping CG) e a 070 (T. Gen. Osório/ T.
Bandeirantes).
Algumas coisas que poderiam melhorar é a operação da linha
com 2 carros e intervalos melhores. A linha também poderia utilizar a Av.
Marquês de Pombal no sentido bairro, atendendo assim o Flamboyant que ficou sem
linha e evitando o excesso de linhas sobrepostas na Av. João Arinos/ BR262
sentido bairro (com as mudanças as linhas 516, 518, 519, 520 e 524 farão este
trecho).
520: A linha 520
ganha 1 carro a mais dia de semana (retirado da 519) passando a ter uma
regularidade maior e também a operar com 2 tabelas que fazem voltas em sentido
opostos dentro do bairro. Apesar de o Noroeste ter tido uma redução no número
de carros indo ao centro, de 4 para 3, como dito anteriormente, estes podiam
praticamente desconsiderar a 519, que dava muita volta para ir ao centro ou
voltar pro bairro, portanto pode se considerar que houve um aumento de 2 para 3
carros. As voltas A e B são um artifício comum em Campo Grande e necessário
para linhas de volta circulares em bairro.
Comentários
Postar um comentário