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Mudança de linhas do Noroeste e Vivendas do Parque‏

A partir deste sábado, 05/03/2016 três linhas da região leste da cidade (saída para Três Lagoas) serão alteradas. São elas: 518 – Vivendas do Parque/ Shopping CG, 519 - Noroeste – Centro e 520 Direto(Noroeste) – Centro. As linhas 518 e 519 deixarão de ir até o centro da cidade, encerrando o ciclo de viagem no Ponto de Integração Hércules Maymone, já a 520 passará a andar com duas tabelas de itinerários diferentes, a tabela A, que mantem o trajeto atual e a tabela B com pequenas modificações, mas ambas indo até o centro.

Como é e como ficarão as novas linhas:






518 - Vivendas do Parque/Shopping

Como é:  A linha sai do bairro Vivendas do Parque e passa na seguinte ordem nos bairros Panorama, Maria Aparecida Pedrossian, Cidade Jardim, Jardim Flamboyant, Chácara Cachoeira chegando a Avenida Afonso Pena, passando em frente ao Shopping Campo Grande e indo até o Centro.  Na volta o itinerário era praticamente o mesmo, do Centro a linha voltava ao Shopping Campo Grande, em seguida indo aos bairros Chácara Cachoeira, Jardim Flamboyant, Cidade Jardim, Maria Aparecida Pedrossian, uma voltinha um pouco maior neste último para atender também o Jardim Samambaia, Panorama e Vivendas do Parque.

Como ficará: A linha iniciará viagem no Vivendas do Parque, passando pelo Maria Aparecida Pedrossian, Cidade Jardim, Chácara Cachoeira, Shopping CG e terminará a viagem no P.I. Hércules Maymone. Na volta, a linha tocará direto pela Rua Joaquim Murtinho/ Av. Ministro João Arinos até o bairro Maria Aparecida Pedrossian, dando uma volta até o Jardim Samambaia, em seguida irá ao Jardim Panorama e por fim o Vivendas do Parque.

Sentido PI Hércules / Bairro

Sentido Bairro / PI Hércules


518 Nova
518 Antiga
Carros fixos
1 todos os dias
1 todos os dias
Reforços
Dia de semana: 1 no pico da manhã e 1 no pico da tarde.

Sábado: 1 no pico da manhã.
Dia de semana: 1 no pico da manhã e 1 no pico da tarde (recentemente perdeu reforço do almoço).

Sábado: 1 no pico da manhã.
Intervalo
60 a 65 minutos  regularmente e 28 a 32 minutos com reforço.
De 97 a 103 minutos regularmente e média de 50 minutos com reforço.
Extensão
19km
32,4km


519 - Noroeste

Como é: A 519 sai do bairro Noroeste, próximo ao presídio para em seguida atender o Serraville, Jardim Nova Serrana, Vivendas do Parque, Panorama, Maria Aparecida Pedrossian, entrando na região do Tiradentes, na importante Avenida José Nogueira Viera, passando pela Unidade Básica de Saúde Tiradentes, de onde seguia viagem até o Hércules Maymone e de lá seguia ao centro da cidade pelas Rua Joaquim Murtinho e Fernando Correa da Costa.   Na volta o itinerário era praticamente o mesmo, após rodar o centro, a linha retornava pela Av. Fernando Correa da Costa, Rua Joaquim Murtinho, P.I. Hércules Maymone, indo para o Tiradentes, Maria Aparecida Pedrossian, Panorama, Vivendas do Parque e encerrando a viagem no Jardim Noroeste.

Como ficará: A linha sairá do Noroeste de maneira semelhante ao que ocorre hoje, indo para o Serraville e Jardim Nova Serrana, mas de lá tocará direto para o Tiradentes e após a volta no Tiradentes irá ao P.I. Hércules Maymone. No sentido bairro pegará direto a Rua Joaquim Murtinho e Av. Ministro João Arino para os bairros Maria Aparecida Pedrossian, Panorama, Vivendas do Parque e finalmente o Jardim Noroeste.

 Sentido PI Hércules / Bairro

Sentido Bairro / PI Hércules


519 Nova
519 Antiga
Carros fixos
1 todos os dias
2 dia de semana e 1 fim de semana
Reforços
Dia de semana: 1 no pico da manhã.

Dia de semana: 1 meia volta no pico da manhã.

Sábado: 1 reforço no pico da manhã. 

Domingo:  1 reforço de manhã e 1 a tarde.
Intervalo
65 a 70 minutos regularmente e  30 a 35 minutos com reforço.
55 a 70 minutos dia de semana e de 115 a 120 minutos fim de semana, exceto horário com reforços, ficando semelhante a dia de semana.
Extensão
22,5km
37,6km (linha regular mais longa da cidade).


520 - (Noroeste) Direto / Centro

Como é:  A  520 passa por uma das principais vias do Noroeste (Rua Indianápolis e Piraputanga) para depois acessar a Av. Ministro João Arinos indo direto ao centro, passando pelo P.I. Hércules Maymone e Rua Joaquim Murtinho. Na volta o itinerário também era bem linear, seguindo pelas Ruas Joaquim Murtinho, Av. Ministro João Arinos até o Serraville e Jardim Nova Serrana. Este antigo itinerário se manterá na tabela A da linha.

Como ficará: A nova tabela B terá uma pequena diferença em relação a tabela A em seu sentido de circulação no bairro Noroeste, ao invés de realizar a volta entrando no lado leste do bairro e saindo ao lado oeste, a linha entrará pelo oeste do bairro saindo pelo leste.  Ao sair do bairro passará pelo Serraville e Jardim Nova Serrana e em seguida pela rua não pavimentada Evaristo Veiga (rua que atualmente não possui linha de ônibus) para chegar a Ministro João Arinos, seguindo o resto do itinerário até o centro normalmente. Em seu retorno o itinerário será o mesmo até adentrar a parte leste do Jardim Noroeste.

520A - Centro / Bairro

520A - Bairro / Centro

520B - Centro / Bairro

520B - Bairro / Centro



520 Nova
520 Antiga
Carros fixos
Dia de semana:
3 em horário comercial (2A e 1B). 2 a noite (1A e 1B).

Fim de semana: 2 (1A e 1B)
2, todos os dias exceto domingo a noite, com 1 só.
Reforços
Dia de semana:
3 meia volta de manhã (2A e 1B) e 1 reforço tabela B a tarde.

Sábado: 1 reforço na tabela A de manhã.

Domingo: 1 meia volta, tabela A, a tarde.

Dia de semana:
3 meia volta de manhã e 1 no pico da tarde.
Domingo: 1 meia volta a tarde.  
Intervalo
Dia de semana: de 25 a 30 minutos regularmente e de 18 a 25 minutos com o reforço da tarde. De 5 a 18 minutos no pico da manhã. De 35 a 45 minutos a noite.

Sábado: De 25 a 30 minutos no pico da manhã e 35 a 50 minutos no resto do dia.

Domingo: 45 minutos
Dia de semana: de 40 a 45 minutos. De 20 a 35 minutos com o reforço da tarde. De 10 a 20 minutos no pico da manhã.

Sábado: De 40 a 45 minutos.

Domingo: De 40 a 45 minutos dia todo, exceto a noite, 80 minutos.  
Extensão
25,7km tabela A
26,3km tabela B
25,7km

Opinião

No fim das contas, as mudanças foram boas ou ruins para os usuários?

No geral as mudanças tem mais pontos positivos do que negativos. Vamos a eles:

518: A linha antiga era extremamente demorada e com itinerário confuso, cheia de voltas e retornos. Os usuários da linha além de sofrer esperando, perdia muito tempo já dentro do ônibus. Para se ter uma ideia, em uma volta, a linha realizava 5 retornos na Av. João Arinos. Estes dois fatores faziam com que a linha carregasse pouquíssimos passageiros, afinal, quem iria arriscar esperar um ônibus da linha sabendo que poderia levar quase 2 horas para passar? Com a nova mudança, o intervalo da linha melhorou bastante, mas infelizmente ainda continua muito alto, o que deve fazer sua demanda continuar baixa. O itinerário ficou mais direto, com algumas vantagens, como atender a Uniderp, ser a primeira linha a fazer a viagem do Shopping para o Hércules Maymone e atender também o SEST/ SENAT e o Proncor.  Já os bairros Cidade Jardim e Chácara Cachoeira só são atendidos pela linha no sentido Hércules, quem quiser ir do Hércules a estes bairros, deverá realizar toda volta da linha, aguardar o descanso do motorista para só então chegar ao destino. Outro problema foi o fato de o Jardim Flamboyant ficar sem nenhuma linha. A viagem da linha sentido Hércules está excelente, mas já no sentido oposto, a linha poderia fazer um caminho parecido com que faz hoje a linha 575 (T. Guaicurus/ BR262) que do Hércules Maymone acessa os bairros Chácara Cachoeira e Cidade Jardim, resolvendo alguns dos problemas citados.  Desta forma, era possível até mesmo cortar este trecho de bairro da 575 e coloca-la indo do Hércules ao Shopping CG, auxiliando a 061 (T. Moreninhas/ Shopping CG) e a 070 (T. Gen. Osório/ T. Bandeirantes).


519: A atual linha regular (que roda todos os dias do inicio da manhã ao fim da noite) é a mais longa da cidade, atendendo quase todos os bairros da saída para Três Lagoas. Estes deslocamentos inter-bairros são importante e devem ser estimulados, pois pessoas que trabalham em bairros próximos não precisam ficar pegando trechos e vias saturadas ou fazer trajeto negativos (ir para um terminal e depois voltar para outro bairro). No caso da 519 é ainda mais importante devido ao fato de Tiradentes ser um bairro de comércio forte. Porém trajetos muito longos ocasionam intervalos também muito longos, aos fins de semana então, os possíveis usuários da linha praticamente podia ignorar sua existência, com intervalos de 2 horas. Dada as característica das linha, para um morador do Noroeste que desejasse ir ao centro ou voltar do centro para bairro, não valia a pena, pois dava tanta volta pelo caminho, que independente de que trecho do Noroeste morasse, era mais rápido utilizar a 520. Desta forma os moradores do Noroeste em si são os menos afetados por este corte, pois continuam contando com acesso aos bairros vizinhos e com uma linha de regularidade melhor, apesar dos intervalos ainda serem altos. Aos fins de semana então, a diferença no tempo de espera é brutal. Para os moradores do Tiradentes, uma opção a menos de acesso ao centro, apesar destes ainda contarem com a 053 (Arnaldo Estevão Figueiredo/ Coophasul) que possui uma operação muito melhor e ainda poderem usar a 519 e fazer integração no Hércules.


Algumas coisas que poderiam melhorar é a operação da linha com 2 carros e intervalos melhores. A linha também poderia utilizar a Av. Marquês de Pombal no sentido bairro, atendendo assim o Flamboyant que ficou sem linha e evitando o excesso de linhas sobrepostas na Av. João Arinos/ BR262 sentido bairro (com as mudanças as linhas 516, 518, 519, 520 e 524 farão este trecho).


520: A linha 520 ganha 1 carro a mais dia de semana (retirado da 519) passando a ter uma regularidade maior e também a operar com 2 tabelas que fazem voltas em sentido opostos dentro do bairro. Apesar de o Noroeste ter tido uma redução no número de carros indo ao centro, de 4 para 3, como dito anteriormente, estes podiam praticamente desconsiderar a 519, que dava muita volta para ir ao centro ou voltar pro bairro, portanto pode se considerar que houve um aumento de 2 para 3 carros. As voltas A e B são um artifício comum em Campo Grande e necessário para linhas de volta circulares em bairro. 

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