Pular para o conteúdo principal

Unificação das linhas 083 e 084: Aero Rancho/Nova Bahia - Expresso

A partir do dia 20/06 (segunda-feira) começa a operar a linha 083- Aero Rancho - Nova Bahia/Expresso, que surgiu da unificação da antiga 083- Aero Rancho/ Expresso e 084- Nova Bahia/ Praça Ary Coelho.



Essa linha é a primeira na modalidade troncal expressa. Terá um intervalo de 9 minutos no período da manhã, 20 minutos no horário de almoço e 13 minutos no horário da tarde. No sábado, terá intervalos de 10 minutos de manhã, e 20 minutos no almoço, não operando no pico da tarde.

A linha fará um trajeto semelhante ao da linha 080 (Aero Rancho/Gen. Osório) porém, fazendo a ligação até o terminal Nova Bahia. A vantagem será as paradas reduzidas , tornando a viagem mais rápida para os usuários que desejam se deslocar para o centro com mais urgência. Abaixo, segue o itinerário da linha:

Trajeto da nova linha 083

As linhas operavam com 12 veículos, somando os veículos das duas. Com essa junção, a linha irá operar com 10 veículos. Em contrapartida, desses 10 veículos, 5 serão veículos articulados, enquanto os outros 5 serão veículos alongados, que já operavam nas duas linhas antes da junção. Será operada pela Viação São Francisco e pela Jaguar Transportes Urbano, sendo 3 articulados e 2 alongados pela São Francisco, e 2 articulados mais 3 convencionais pela Jaguar. Mesmo com a diminuição de dois veículos circulando, a oferta de lugares aumenta, devido a presença dos veículos articulados. 

Perguntamos para o responsável do Consórcio Guaicurus se as linhas 080 e 081 sofrerão algum tipo de alteração, e fomos informados que irão manter o plano de circulação atual, sem alterações. A nossa equipe, no entanto, teme que as duas percam articulados para essa nova linha.

Para consultar o horário dessa nova linha, clique aqui.

Abaixo, segue o mapa dos pontos que a linha irá parar:


Terminal Aero Rancho - Terminal Nova Bahia
  1. Avenida Gunter Hans (Em Frente à Comafer)
  2. Terminal Bandeirantes
  3. Av. Bandeirantes x R. Salgado Filho
  4. R. 26 de Agosto x R. Eng. Roberto Mange
  5. R. 26 de Agosto x R. Orfeu Baís
  6. R. 26 de Agosto (Em Frente ao 5º BPM)
  7. R. 14 de Julho (Praça Ari Coelho)
  8. R. Antônio Maria Coelho x R. 14 de Julho
  9. R. Antônio Maria Coelho (Em Frente a Defensoria Pública)
  10. R. Antônio Maria Coelho (Entre Pe. João Crippa e José Antônio)
  11. R. Antônio Maria Coelho (Em frente ao Extra)
  12. Rua Bahia x Rua Pernambuco
  13. Av. Cel Antonino (INSS)
  14. Terminal General Osório
  15. Av. Cônsul Assaf Trad (Havan)



Terminal Nova Bahia x Terminal Aero Rancho

  1. Av. Cônsul Assaf Trad (Atacadão)
  2. Terminal General Osório
  3. Rua Alegrete x Av. Castelo Branco
  4. Rua Alegrete x Rua do Rosário
  5. R. 25 de Dezembro x Rua Amazonas
  6. R. 25 de Dezembro (E.E. São José)
  7. Av. Mato Grosso x R. 13 de Junho
  8. Av. Mato Grosso (Igreja Universal)
  9. R. 13 de Maio (Bradesco)
  10. Av. Afonso Pena (Peg Fácil Planeta)
  11. Av. Afonso Pena x Av. Ernesto Geisel
  12. Av. Afonso Pena (SENAI)
  13. Av. Afonso Pena (Igreja Perpétuo Socorro)
  14. Rua Guia Lopes (Entre R. 26 de Agosto e R. Paissandu)
  15. Rua Brilhante (Comper)
  16. Terminal Bandeirantes
  17. Av. Marechal Deodoro ( Em frente a Honda Covel)

Comentários

  1. Até que enfim o Consórcio Guaicurus fez alguma coisa útil no meio de tanta merda, além de ser uma linha nova com articulados, vai ajudar a desafogar o 80 e o 81, além de ser expresso, mas por outro lado com certeza vão tirar alguns articulados dessas mesmas linhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Artigo: Manifesto contra os letreiros laterais

Ônibus de modelo mais recente em Campo Grande, com letreiro eletrônico próximo da porta ao invés de uma placa com itinerário da linha. (Autor: Eric Moises Martins). Todos que andam de ônibus em Campo Grande já se depararam com aquela plaquinha que fica próxima a porta de entrada dos ônibus, com o nome das ruas que fazem parte do itinerário da linha. Já repararam também que desde 2011 passaram a chegar ônibus que no lugar da plaquinha lateral, tem um letreiro eletrônico indicando o nome da linha. Minha pergunta é: qual a vantagem de se ter um letreiro eletrônico lateral indicando a mesma coisa que o letreiro frontal, o nome da linha?