Neste feriado de Santo Antônio (13), vários órgãos públicos adiaram o feriado para a sexta-feira (16), funcionando normalmente durante a terça. Com isso, a demanda de usuários para o transporte seria grande demais para uma operação de domingo. Entretanto, o consórcio e a Agetran fizeram uma operação especial, sem nenhum tipo de aviso e, claro, sem organização nenhuma.
Veículo na linha 521, com operação reduzida
Na operação especial, muitas linhas que costumam não rodar durante o final de semana, como as linhas do Parque dos Poderes, por exemplo, que estão circulando com tabela especial. Diferente dos dias de semana, as linhas estão operando de forma reduzida. A 521 (Parque dos Poderes/Centro) está operando com um intervalo de 30 minutos e 2 veículos, enquanto que, em dias úteis normais, a linha circula com 3 veículos e um intervalo de 25 minutos.
O que pegou muita gente de surpresa foram as linhas alimentadoras, aquelas que ligam os bairros aos terminais. Tem linha que está operando com tabela de sábado, como a 308 (Santa Emília/T. Bandeirantes), por exemplo, enquanto tem linhas que estão operando com tabela de domingo, circulando com um veículo só, como a 102 (T. Guaicurus/Hércules Maymone).
Linha 308 operando com tabela de sábado no feriado
Outas linhas que estão bastante confusas são as troncais. A linha 070 (Bandeirantes/Gen Osório) está operando com tabela de sábado, enquanto as linhas 085(Morenão/Júlio de Castilho), 086 (Júlio de Castilho/Shopping CG) e 051(Bandeirantes/Shopping) estão circulando com tabela de domingo. Os usuários que precisam dessas linhas precisam se organizar para não ficar sem ônibus e sem se atrasar para seus compromissos.
A desorganização da operação se agrava com a falta de informação do consórcio. O mesmo não informou em nenhuma de suas plataformas (Site, Moovit) sobre a operação especial com antecedência, deixando muitos usuários indignados e revoltados por terem que esperar por um ônibus que as vezes nem irá passar.
A falta de informação do consórcio já foi matéria aqui no nosso site diversas vezes, e já foi repassada para a empresa em diversas reuniões que tivemos com eles. É um problema simples de ser resolvido, mas falta boa vontade.
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