Articulados da viação São Francisco, uma das quatro empresas que operam o transporte coletivo de Campo Grande foram encontrados em um site de leilões a venda. O curioso é que os veículos ainda estão em operação, mas já foram encontrados no site Canal de Leilões a venda.
Um dos veículos articulados a venda no site de leilões. Foto: canaldeleiloes.com.br
O Consórcio Guaicurus informou que a empresa irá aposentar seis articulados, que serão substituídos por oito veículos convencionais, algo semelhante a falsa renovação de 2014, onde foram substituídos 12 articulados por 24 veículos convencionais, deixando a linha 070, 085 e 081 sem nenhum articulado. Pouco depois vimos a queda de passageiros dessas linhas, devido ao atraso dos veículos convencionais e a superlotação dos mesmos. Foi aí que a Agetran começou a cortar as tabelas dessas linhas.
Veículo articulado em circulação, mas já se encontra a venda em site de leilão.
Antigamente, a linha 070 rodava com 12 tabelas, onde 5 eram articulados e 7 eram veículos convencionais. Após a retirada dos articulados, a linha operava com 15 veículos convencionais fixos, chegando a 24 veículos no horário de pico da manhã. Atualmente, a linha roda com 11 veículos fixos, uma queda de 50% na frota da linha. A linha 085 passou por coisa semelhante, rodava com 7 veículos articulados o dia todo. Quando retiraram os articulados da linha, a frota foi para 12 veículos fixos. Hoje, a linha só possui 12 veículos no período da manhã, circulando apenas com 8 veículos fixos. A linha também tinha um reforço a tarde, mas o mesmo foi cortado na semana passada.
Uma das maiores reclamações dos usuários do transporte é a superlotação, e o consórcio está ciente disso. Veículos articulados além de possuírem maior capacidade de transportar passageiros, proporcionam maior conforto e maior agilidade no trânsito. É inexplicável a substituição desses veículos articulados, que, de acordo com a Agetran, podem circular até 2020, tendo mais três anos de vida útil.
Durante a entrega simbólica da nova frota em abril de 2017, o diretor da Agetran e ex funcionário do Consórcio Guaicurus, Janine de Lima Bruno disse a nossa equipe que os veículos articulados não seriam substituídos agora, já que podem circular até 2020. Ele também falou que quando chegasse a hora, os veículos articulados seriam substituídos por novos articulados, e não por veículos convencionais, que é o que irá acontecer em breve.
Comentários
Postar um comentário