Neste feriado, a viação São Francisco, uma das quatro empresas operantes do transporte coletivo de Campo Grande encostou 6 de seus 10 veículos articulados. os veículos foram substituídos por 8 veículos convencionais alongados, sendo um deles com ar condicionado e o outro com climatizador, e por dois micro-ônibus, iguais aos que chegaram para a Viação Cidade Morena em maio desse ano.
Uma foto antiga que já previa o futuro. Todos os articulados da foto foram aposentado no último feriado (12/10)
A empresa possui atualmente duas linhas que circulam com articulado, a linha 080 (Aero Racho/Gen. Osório e a linha 083 (Aero Rancho/Nova Bahia - Expresso), e também usava um desses veículos para fazer o reforço da linha 222 (UCDB/Gen Osório) no almoço, entrada e saída dos estudantes do período noturno. Com a perda de 6 articulados, a 083 e a 222 sofreram o corte dos veículos, que foram substituídos por um simples convencional.
Frota nova da VSF, que chegou esse mês para substituir os articulados. Devem entrar em circulação até a próxima semana.
Foto: Gabriel Santos
Um veículo articulado tem capacidade máxima de 140 pessoas, enquanto que um convencional possui capacidade máxima de 90 pessoas. Nessa "troca" de articulados e convencionais, a oferta de lugares que era de 840 passageiros transportados caiu para 780. Parece mínima, mas se analisarmos o caos que nosso transporte está, essa perda é bastante significativa.
O argumento do consórcio é a queda de demanda. Porém nota-se uma contradição quando os cortes são feitos em linhas demandadas, aumentando a lotação e desconforto nessas, fazendo com que cada vez mais os usuários queiram migrar do ônibus para outros meios de transporte.
Veículo articulado saindo lotado do terminal. Onde que não existe demanda? Foto: Vinícius Ortiz
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