Apesar da renovação de mais de cem ônibus em 2017, o consórcio começa o ano de 2018 operando com uma parte da frota fora do prazo de validade.
Veículo com mais de 10 anos de circulação em operação. Foto: Gabriel Santos.
Dos 589 ônibus em operação, cerca de 26 ônibus estão com o prazo de validade vencidos, ou seja, veículos com mais de 10 anos de uso. Esses ônibus em questão foram fabricados em 2007, onde deveriam ser retirados de circulação no ano passado. Se contarmos os veículos que vencem também em 2018, o número de veículos sobe para 67 veículos, cerca de 11,37% de toda a frota.
Frota 2017 no pátio da fábrica. Foto: Consórcio Guaicurus.
Em 2017, a cidade passou por situação semelhante. Diversos veículos com mais de 10 anos continuaram circulando no ano, mesmo depois de diversas denúncias da mídia para a prefeitura, que "pressionou" o consórcio a trazer ônibus novos. Em março, começaram a chegar parte da frota, que terminou de chegar em outubro.
Nossa equipe procurou o consórcio para saber o que será feito em relação a isso. Como resposta, soubemos que nas próximas semanas, a diretoria irá se reunir para acertar os detalhes da renovação, mas já se espera que as empresas tirem de circulação os veículos fabricados em 2007 e em 2008, já que em 2019 um grande número de veículos também deve sair de circulação. Também se espera mais micros, novidade desagradável que voltou a aparecer na cidade em 2017, com a viação Cidade Morena trazendo nove micro-ônibus. Não foi informado se virão mais veículos com ar condicionado, mas não devemos esperar nenhum articulado novo.
Micro-ônibus que chegou na cidade em 2017. Foto: Gabriel Santos.
Comentários
Postar um comentário