Os usuários do transporte coletivo de Campo Grande passam por perrengues todos os dias, isso não é nenhuma novidade. Entretanto, em alguns terminais, os usuários das linhas alimentadoras (azuis) possuem um atendimento absurdamente melhor que outros, e nessa matéria vamos explicar o motivo disso.
Veículo 2013 na linha 112.
As linhas alimentadoras são aquelas linhas que ligam os bairros aos terminais. São maioria na cidade, e os seus intervalos costumam ser de 10 a 50 minutos, dependendo da linha e da região em que você mora. Além de fazer viagens bairro-terminal, algumas delas também fazem viagem terminal-terminal, passando por dentro de bairros, como a linha 112 (T. Aero Rancho/T. Morenão).
Nossos parceiros da página Segredos do Busão recebem reclamações diárias sobre o nosso transporte, e com base nessas reclamações, podemos concluir quais são as áreas que possuem o pior e o melhor atendimento. Confira abaixo os terminais mais mal-atendidos:
Terminal Guaicurus
O terminal, operado quase que exclusivamente pela Cidade Morena, foi o que teve mais linhas citadas na página nos últimos seis meses. As reclamações vão de atrasos a goteiras nos veículos, já que a empresa é conhecida por possuir uma péssima manutenção e por ter a frota mais velha da cidade, com uma média de 5,92 anos em 2017, onde o máximo permitido é 6 anos. Além disso, a empresa não adquire nenhum veículo azul alongado desde 2009, prejudicando o atendimento de linhas de alta demanda como a 108 (Los Angeles) 107 (Centro Oeste - Uirapuru) e 113 (Centro-Oeste - Bálsamo).
Em 2013, a empresa trouxe cerca de 15 veículos de tamanho padrão, que ajuda, mas não resolve o problema. Em 2017, a empresa tirou de circulação cerca de 5 veículos alongados, substituindo por 5 veículos curtos. Os poucos alongados que a empresa tem são veículos 2007, que devem sair de circulação esse ano. Além disso, a empresa coloca esses veículos para circular só em horário de pico.
Veículo alongado aposentado em 2017, substituído por veículo curto.
Além disso, o terminal possui poucas ligações para o centro da cidade. A única linha troncal do terminal é a linha 087 (Guaicurus/General Osório), que deveria ser operada apenas por articulados, mas na maioria dos dias é comum observar veículos alongados pela linha, ocasionando atrasos e deixando passageiros para trás. A linha 061 (T. Moreninhas/Shopping) também atende o terminal, mas apenas como linha passageira, já que o destino final é o terminal Moreninhas.
Terminal Morenão
O terminal mais movimentado da cidade está sob controle da Cidade Morena desde 2013. Possui duas linhas troncais originais, além de ser passagem de outras 8 linhas troncais. Antes, quando operado pela extinta Viação Serrana, as linhas alimentadoras circulavam apenas com veículos alongados e confortáveis. Depois que a empresa saiu da cidade, a qualidade dos veículos das linhas caiu consideravelmente. Linhas como 503 (Iracy Coelho) e 506 (Roselândia), que atendem a UFMS e circulavam exclusivamente com veículos alongados, hoje rodam com veículos curtinhos, deixando vários estudantes e trabalhadores pra fora do veículo no terminal, tendo que esperar o próximo ônibus, que só passa depois de 25, 30 minutos. Além disso, é o terminal que possui o maior número de linhas em que o intervalo passa dos 50 minutos. A linha 522 (Rita Vieira - Cristo Redentor) chega a ter 1h10min de intervalo por volta fora do horário de pico. A linha 507 (Pioneiros) que liga o terminal ao Guaicurus passando por vários bairros, demora 55 minutos para passar, mesmo circulando com dois veículos.
Além disso, outro fator que contribui para o alto tempo de espera das linhas no terminal são os trajetos longos e confusos, dando várias voltas desnecessárias, com isso, aumentando o tempo de viagem e, consequentemente, a espera dos usuários. Exemplo disso é a linha 506 (Roselândia) que foi dividida em duas tabelas para atender os novos condomínios da MRV na Av. Sen. Antônio Mendes Canale. O trajeto feito pela Agetran é tão ruim que beira o amadorismo. Nossa equipe já apresentou projetos para as linhas da região, mas o órgão sequer mostrou interesse.
Antes e Depois da linha 506. Na primeira foto: veículo alongado, na segunda, veículo curto.
Mas, nem todos os terminais são mal atendidos! Abaixo o terminal com a melhor operação das linhas alimentadoras da cidade:
Terminal Bandeirantes
Esse, sem dúvida é o melhor terminal da cidade. Atendido pela Jaguar Transportes Urbano, as linhas alimentadoras possuem intervalo máximo de 40 minutos, que é o caso da 304 (Oliveira), que circula com apenas um veículo, mas possui reforço nos horários de pico, reduzindo seu intervalo para 20 minutos. Também é o terminal que possui as alimentadoras mais cargueiras, sendo a 302 (Caiobá) e a 308 (Santa Emília). Essas duas linhas circulam exclusivamente com veículos alongados, e chegam a ter mais de 7 tabelas no horário de pico cada uma.
Além disso, o terminal possui cinco linhas troncais exclusivas (051, 070, 071, 077 e 081) e mais três linhas de passagem (080, 082, 083). A empresa também foi a única que adquiriu veículos alongados novos para as alimentadoras, para poder ampliar o atendimento no terminal e não deixar nenhum passageiro pra trás. Na maioria das linhas, o intervalo de espera entre um ônibus e outro é de no máximo 25 minutos, até mesmo nos domingos, onde menos ônibus circulam.
As regiões com o pior atendimento citadas nessa matéria tem perdido cada vez mais demanda, devido ao péssimo atendimento prestado pela empresa. Já a região com o melhor atendimento continua registrando aumento de passageiros, já que a empresa investe na qualidade do veículo para transportar o usuário. As linhas da região com o pior atendimento sofreram bastantes cortes nos últimos meses. As com melhor atendimento ainda se mantém. Qual será o motivo disso que os empresários fingem não enxergar?





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