O Consórcio Guaicurus, responsável pela operação do transporte coletivo de Campo Grande lançou essa semana um aplicativo para venda de créditos. O aplicativo, que estava previsto na licitação de 2012, chegou com 4 anos de atraso para facilitar a vida do usuário que tem problema para encontrar locais de compra de passes.
Pela primeira vez na história, o consórcio disponibiliza a venda de créditos através de cartão de crédito/débito, modalidade muito pedida pelos usuários do transporte que nem sempre estão com dinheiro disponível. Para realizar a compra, o cliente deverá possuir um cartão recarregável. Com o cartão em mãos, vamos realizar o cadastro do cartão desejado para efetuar as recargas, conforme o passo a passo que será dado no final dessa matéria.
De acordo com uma fonte ligada ao consórcio, o mesmo também irá disponibilizar a venda através de Totens automatizados, semelhantes aos de estacionamento dos shoppings da cidade, que ficarão localizados dentro de cada terminal. Entretanto, a venda por cartões nas cabines dos terminais ainda não tem prazo para implantação e nem se sabe se o consórcio irá aderir a essa forma de pagamento nesses locais.
Dentro do aplicativo, temos também a funcionalidade Minhas Linhas, que é um acesso rápido aos horários de suas linhas mais utilizadas. Para isso, basta efetuar o cadastro das linhas que você mais utiliza, definir o sentido da viagem (ex.: bairro > centro ou terminal > bairro) e localizar o ponto mais próximo de sua residência. Após a seleção do ponto, o aplicativo informará quais são os horários aproximados em que o ônibus irá atender esse ponto, evitando longas e desnecessárias esperas perigosas nas paradas de ônibus da cidade. Caso você não saiba qual é o ponto mais próximo, existe a opção "Ponto mais Próximo", que, quando selecionada, irá mostrar as linhas que atendem o ponto mais próximo de sua residência. No entanto, até o momento, a função Ponto mais Próximo não está funcionando.
Outra vantagem de ter linhas favoritas cadastradas é que, de acordo com o consórcio, qualquer tipo de alteração, seja de horário ou de operação, o usuário será notificado assim que houver a alteração. Se seguido a risca, será algo inédito também, visto que os avisos de alterações de horários e itinerários raramente aparecem no site da empresa.
Caso você não possua o cartão recarregável, o aplicativo também mostra onde se encontram os pontos de venda mais próximos de sua residência. Clicando na opção "Pontos de Venda", o aplicativo irá exibir onde você consegue encontrar o seu vale-transporte. Até o momento, essa opção também está inativa.
![]() |
Ao clicar em Ponto de Venda, o aplicativo irá abrir essa tela, onde você poderá localizar o ponto de venda mais próximo de sua casa. |
O consórcio informou que o lançamento oficial deverá acontecer até o final do mês de maio, para corrigir os erros até então encontrados e citados na matéria e demais erros internos de programação.
A seguir, o passo a passo de como realizar uma recarga pelo aplicativo:
1 - Com o aplicativo aberto, vamos clicar em Comprar Créditos.
2 - Com essa página aberta, você vai clicar em Novo Cartão de Transporte.
3 - Nesse campo, você irá informar o CPF vinculado com o do cartão, e abaixo, o número do cartão. Após fazer isso, clique em salvar.
4 - Após efetuar o cadastro, você terá o cartão cadastrado e estará apto a realizar a compra de créditos, clicando em Opções e selecionando a opção Comprar Créditos.
5 - Ele vai exibir essa tela, mostrando o tipo de cartão que é aceito para ser feita a recarga on-line.
6- Antes de efetuar o cadastro do cartão de crédito, atenha-se a essas informações.
7 - Nesse campo, você irá adicionar os dados de seu cartão de crédito ou débito.
O aplicativo poderá ser baixado clicando no link da sua loja de aplicativos. Atualmente, o app só roda em dispositivos Android, sem nenhuma previsão para iOS e Windows Phone.
Comentários
Postar um comentário