Pular para o conteúdo principal

Consórcio Guaicurus lança aplicativo de venda de créditos


O Consórcio Guaicurus, responsável pela operação do transporte coletivo de Campo Grande lançou essa semana um aplicativo para venda de créditos. O aplicativo, que estava previsto na licitação de 2012, chegou com 4 anos de atraso para facilitar a vida do usuário que tem problema para encontrar locais de compra de passes.



Pela primeira vez na história, o consórcio disponibiliza a venda de créditos através de cartão de crédito/débito, modalidade muito pedida pelos usuários do transporte que nem sempre estão com dinheiro disponível. Para realizar a compra, o cliente deverá possuir um cartão recarregável. Com o cartão em mãos, vamos realizar o cadastro do cartão desejado para efetuar as recargas, conforme o passo a passo que será dado no final dessa matéria.

De acordo com uma fonte ligada ao consórcio, o mesmo também irá disponibilizar a venda através de Totens automatizados, semelhantes aos de estacionamento dos shoppings da cidade, que ficarão localizados dentro de cada terminal. Entretanto, a venda por cartões nas cabines dos terminais ainda não tem prazo para implantação e nem se sabe se o consórcio irá aderir a essa forma de pagamento nesses locais.

Dentro do aplicativo, temos também a funcionalidade Minhas Linhas, que é um acesso rápido aos horários de suas linhas mais utilizadas. Para isso, basta efetuar o cadastro das linhas que você mais utiliza, definir o sentido da viagem (ex.: bairro > centro ou terminal > bairro) e localizar o ponto mais próximo de sua residência. Após a seleção do ponto, o aplicativo informará quais são os horários aproximados em que o ônibus irá atender esse ponto, evitando longas e desnecessárias esperas perigosas nas paradas de ônibus da cidade. Caso você não saiba qual é o ponto mais próximo, existe a opção "Ponto mais Próximo", que, quando selecionada, irá mostrar as linhas que atendem o ponto mais próximo de sua residência. No entanto, até o momento, a função Ponto mais Próximo não está funcionando.


Outra vantagem de ter linhas favoritas cadastradas é que, de acordo com o consórcio, qualquer tipo de alteração, seja de horário ou de operação, o usuário será notificado assim que houver a alteração. Se seguido a risca, será algo inédito também, visto que os avisos de alterações de horários e itinerários raramente aparecem no site da empresa.

Caso você não possua o cartão recarregável, o aplicativo também mostra onde se encontram os pontos de venda mais próximos de sua residência. Clicando na opção "Pontos de Venda", o aplicativo irá exibir onde você consegue encontrar o seu vale-transporte. Até o momento, essa opção também está inativa.

Ao clicar em Ponto de Venda, o aplicativo
irá abrir essa tela, onde você poderá localizar
o ponto de venda mais próximo de sua casa.

O consórcio informou que o lançamento oficial deverá acontecer até o final do mês de maio, para corrigir os erros até então encontrados e citados na matéria e demais erros internos de programação.


A seguir, o passo a passo de como realizar uma recarga pelo aplicativo:

1 - Com o aplicativo aberto, vamos clicar em Comprar Créditos.


2 - Com essa página aberta, você vai clicar em Novo Cartão de Transporte.


3 - Nesse campo, você irá informar o CPF vinculado com o do cartão, e abaixo, o número do cartão. Após fazer isso, clique em salvar.


4 - Após efetuar o cadastro, você terá o cartão cadastrado e estará apto a realizar a compra de créditos, clicando em Opções e selecionando a opção Comprar Créditos.


5 - Ele vai exibir essa tela, mostrando o tipo de cartão que é aceito para ser feita a recarga on-line.


6- Antes de efetuar o cadastro do cartão de crédito, atenha-se a essas informações.


7 - Nesse campo, você irá adicionar os dados de seu cartão de crédito ou débito.


O aplicativo poderá ser baixado clicando no link da sua loja de aplicativos. Atualmente, o app só roda em dispositivos Android, sem nenhuma previsão para iOS e Windows Phone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Artigo: Manifesto contra os letreiros laterais

Ônibus de modelo mais recente em Campo Grande, com letreiro eletrônico próximo da porta ao invés de uma placa com itinerário da linha. (Autor: Eric Moises Martins). Todos que andam de ônibus em Campo Grande já se depararam com aquela plaquinha que fica próxima a porta de entrada dos ônibus, com o nome das ruas que fazem parte do itinerário da linha. Já repararam também que desde 2011 passaram a chegar ônibus que no lugar da plaquinha lateral, tem um letreiro eletrônico indicando o nome da linha. Minha pergunta é: qual a vantagem de se ter um letreiro eletrônico lateral indicando a mesma coisa que o letreiro frontal, o nome da linha?