Pular para o conteúdo principal

Novas linhas expressas vêm acompanhadas de cortes

Os terminais Aero Rancho e Júlio de Castilho ganharão novas linhas expressas a partir da próxima segunda-feira (23). Trata-se das linhas 084 - T. Aero Rancho / Prefeitura - Expresso e 052 - T. Júlio de Castilho / Prefeitura - Expresso. Ambas as linhas farão trajeto semelhante das linhas que ligam esses terminais ao Shopping Campo Grande, que são as linhas 082 e 086, só que ao invés de atenderem o shopping, irão até a Prefeitura Municipal e retornarão para os terminais.

Veículo na linha 082 - Aero Rancho/Shopping, que sofrerá alteração a partir da próxima segunda (23)

Essas linhas foram criadas depois de um estudo do Consórcio Guaicurus, onde foi verificado que a demanda maior se localiza até a prefeitura, e passando desse ponto, os veículos iam vazios até o shopping. Essa medida foi tomada visando atender essa maioria de usuários com mais rapidez, já que irão parar em menos pontos que suas linhas de origem. 

Uma das poucas mudanças é na nova 052, que deixará de ir apenas até a praça Ari Coelho, seguindo pela Afonso Pena até a Prefeitura, e retornando pelo mesmo trajeto da linha 086, mas parando em menos pontos. No sentido terminal, a linha deixará de atender o Peg-Fácil da 14 de Julho e passará a atender o Peg-Fácil Planeta, na avenida Afonso Pena.

Presente de Grego

O consórcio argumenta que, com o trajeto reduzido, as linhas poderão fazer mais viagens. Entretanto, não foi bem o que a nossa equipe comprovou.

Analisando as ordens de serviços atuais com as novas, pudemos notar só no trajeto para o terminal Aero Rancho uma redução de um pouco mais de 4viagens por dia. Para o Júlio de Castilho, o número de viagens caiu de 30 para apenas 21,5*.


Comparativo entre os números de viagens de cada linha. Informação atualizada às 13:32 do dia 23/07.

O Consórcio também não fala é que, junto dessas linhas, cinco veículos deixarão de circular. Essas linhas possuem quatro ônibus cada, ônibus esses que fazem os reforços da manhã e da tarde das linhas 082 e 086. 

O que o consórcio não fala, é que a linha 082 possui 6 tabelas de reforço, além das 3 fixas. Da linha 082, um veículo será retirado de circulação e não será reaproveitado em nenhuma outra linha e o outro fará reforço na linha no início da manhã, final da tarde/início da noite e na saída dos funcionários do Shopping Campo Grande.

Na linha 086, os quatro ônibus remanejados para a nova 052 são realmente os 4 ônibus que fazem o reforço da linha, tanto na manhã quanto a tarde. Mas, os veículos da atual 052, que são dois, não serão remanejados para nenhuma outra linha. Ou seja, somando os dois cortes, temos mais três veículos parados* na garagem enquanto a população se espreme cada vez mais dentro dos poucos ônibus que circulam.

Os reforços noturnos, que atendem os estudantes da Uniderp e funcionários do Shopping Campo Grande, continuarão circulando normalmente. A nova linha 084 é a única que irá rodar aos sábados também.

Confira abaixo os horários, o itinerário e os pontos de parada de cada uma das linhas:











*Os dados podem sofrer alterações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Artigo: Manifesto contra os letreiros laterais

Ônibus de modelo mais recente em Campo Grande, com letreiro eletrônico próximo da porta ao invés de uma placa com itinerário da linha. (Autor: Eric Moises Martins). Todos que andam de ônibus em Campo Grande já se depararam com aquela plaquinha que fica próxima a porta de entrada dos ônibus, com o nome das ruas que fazem parte do itinerário da linha. Já repararam também que desde 2011 passaram a chegar ônibus que no lugar da plaquinha lateral, tem um letreiro eletrônico indicando o nome da linha. Minha pergunta é: qual a vantagem de se ter um letreiro eletrônico lateral indicando a mesma coisa que o letreiro frontal, o nome da linha?