Nesta última terça-feira (11), a AGETRAN (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizou modificações na linha 101 - Terminal Guaicurus/Terminal Aero Rancho “B”. O trajeto, que atende bairros muito populosos, como Aero Rancho, Alves Pereira, Centro-Oeste e Centenário, passou a contar com mais um veículo operando fora dos horários de pico da manhã, do almoço e da tarde durante os dias úteis. A mudança, que pode aparentar insignificância, agrada (e muito) o usuário de ônibus da região: a linha, que antes só contava com 1 único veículo durante esses horários, passou a ter “só” 33 minutos de intervalo médio até 19h - bem melhor que os 63 minutos anteriores. Mas o que isso pode mudar para você?
Veículo comum da linha |
Para os usuários frequentes da linha, a mudança é simples: com horários diferentes, deve-se ter atenção - e, se perder o ônibus, não será tão sofredor esperar pelo próximo quanto antes; para usuários frequentes de outras linhas das regiões atendidas pela 101, como 106, 108, 109 e 117, é uma notícia maravilhosa por fatores muito óbvios; mas o que é destacável é o que isso pode afetar em outras linhas, de outras regiões da cidade. A notícia, divulgada em primeira mão pelo Ligados no Transporte, florescem expectativas em volta de uma nova linhagem de pensamento da AGETRAN (e quiçá do Consórcio).
Em reuniões com o Consórcio Guaicurus e com órgãos subordinados à prefeitura, como a AGEREG (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e a própria AGETRAN, todos os gestores apresentaram negação à ideia de que diminuir frota seja uma reação pós queda de demanda que tende a diminuir ainda mais a demanda das linhas - pensamento esse um dos guiadores de nosso blog. Agora, antes tarde do que nunca, e colhendo do próprio veneno, os órgãos reguladores dão uma sobrevida a uma linha com intervalo altíssimo e que estava fadada ao sepultamento. De uma das linhas com maior potencial transportador da região, a 101 havia se tornado uma linha de pouquíssimos usuários, e cujos usuários, grande parte das vezes, eram usuários ocasionais.
E não foi só ela. As mais recentes mudanças no transporte público campo-grandense, aliás, foram de caráter midiático, como a criação do aplicativo PegFácil e a dissolução de várias linhas, fazendo 2 ou mais linhas praticamente iguais e utilizando até menos carros que a linha anterior. Sob um olhar mais utilitarista, pouca coisa foi evoluída. Nos últimos 10 anos, as mais importantes alterações foram a construção de estações Peg-Fácil - na praça Ary Coelho, no Shopping Campo Grande, na Afonso Pena e o ponto de integração em frente à Escola Estadual Hércules Maymone - entre 2009 e 2012. Ademais, em novembro de 2013 as linhas 063 e 309 foram criadas. Apenas. De lá pra cá, nenhum terminal foi construído, poucas linhas começaram a operar com mais veículos, e, apesar de muitas linhas criadas (e muitas também extintas), o número de veículos em circulação decaiu consideravelmente, conforme relatamos na matéria “Quantos ônibus realmente circulam em Campo Grande?”.
Nesse meio-tempo, ainda, foram criadas algumas linhas, como as expressas 077, 078 e 084, a convencional 321 e as linhas estudantis 140 e 427. Além disso, algumas linhas como 083, 052, 506, 520 e 102 foram remodeladas. O problema é que essas alterações dissimulam muito mais do que realmente foram. Dos exemplos citados, apenas a 102 não veio acompanhada de cortes, e “coincidentemente” é uma linha bem rentável ao Consórcio hoje. A precariedade do transporte público sempre anda sendo tão grande, que causa um real espanto uma linha ainda ser melhorada, mesmo que pouco. A descrença em melhorias foi tamanha, que a é considerada um dos fatores que contribuíram mais para a fuga de passageiros, conforme relatado nessa matéria.
Pela desconfiança gerada, essa melhoria na 101 gera muita apreensão. Um dos grandes medos é o de usuários de outras linhas das regiões atendidas pela 101 sofrerem por efeitos colaterais após o ganho de tabela da 101. Afinal de contas, é bem incomum a AGETRAN “melhorar gratuitamente” uma linha. Por outro lado, a novidade também gera esperanças sobre linhas que fazem tarefa similar à da 101, e com intervalo ruim em grande parte dos dias, como 063 e 102.
Mesmo com o acréscimo na frota, o veículo de reforço que é reaproveitado na linha 089 continua operando sua única volta, nas manhãs dos dias úteis |
Os resultados finais e possíveis impactos indiretos em outras linhas vão ser expostos no blog após algum tempo, mas espera-se que haja um crescimento gradual no número de usuários frequentes da linha, um passo muito grande em meio a uma grande fase de decréscimo no número de usuários do sistema. Só não é acreditável que haja um crescimento alto ou rápido de demanda pelo fato de não ter sido realizada uma única divulgação sequer da mudança, nem Consórcio Guaicurus, nem pela AGETRAN.
Por: Maycon F. Mota e Alexandre Coelho.
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