Pular para o conteúdo principal

O FIM DE UMA ERA: novo passe de ônibus chega para mudar a rotina do usuário de ônibus

O transporte coletivo em Campo Grande está atrasado, decadente e caminhando para o seu fim aos poucos, e disso infelizmente todos nós sabemos. Poucas melhorias na malha de linhas ou na configuração dos ônibus - dois dos fatores mais importantes, aliás, foram realizadas em anos.

Porém, se o transporte em si vai de mal a pior, as tecnologias em volta dele estão em constante mudança. Desde 2015, iniciativas como a adoção de sistemas de georreferenciamento, vinculação a aplicativos de planejamento de rotas e a criação do próprio aplicativo do Consórcio Guaicurus, já em 2018, tornam um pouco mais fácil ao usuário do transporte público em Campo Grande pegar seu ônibus (e, aí sim, sofrer).

A mais nova (e importante) mudança é com relação ao passe de ônibus: o cartão com uma única passagem, o passe unitário, vai ser substituído nesta segunda-feira (03) pelo cartão ao portador. A proposta é quase a mesma - um cartão para quem usa de vez em quando o transporte público, na tentativa de fazer com que essas pessoas usem com mais frequência, mas o novo cartão se distancia em algumas coisas: ele é recarregável e dá, por enquanto, bônus em passagens a quem o utiliza bastantes vezes.

As regras:

Arte feita pelo Consórcio Guaicurus para divulgar o novo passe

- Este cartão é gratuito e, por ser ao portador, dispensa o cadastro do usuário;

- Tal qual ao cartão unitário, o cartão ao portador não dá direito a:

•    Integração temporal (Decreto 13.601/18)
•    Descontos em dia de tarifa social

- Cada cliente poderá retirar nos terminas, estações Peg-Fácil e rede credenciada no máximo 5 (cinco) cartões no ato da compra de quantos créditos desejar, desde que no mínimo um credito para cada cartão. Caso necessite de quantidade superior, deverá se dirigir a sede do Consorcio Guaicurus (Rua Visconde de Taunay, 345, Bairro Amambaí);

- É possível comprar créditos através do aplicativo Peg-Fácil;

- Por um período promocional, a cada credito utilizado, o cliente obterá 50 pontos, ao acumular 1.000 pontos, o cliente ganhara um credito (uma viagem gratuita) – que sera disponibilizado neste cartão em 48 horas após completar os 1.000 pontos;

- No momento de transpor a catraca o cartão não deverá ser colocado no recolhedor;

- O saldo dos pontos acumulados estarão disponíveis para consulta pelos seguintes meios:
  1. Equipamentos de recarga e consulta existentes nos terminais de transbordo;
  2. Estações Peg-Fácil;
  3. No site do Consórcio Guaicurus (www.consorcioguaicurus.com.br);
  4. No aplicativo Peg Facil.
- Em caso de perda, extravio ou roubo, por não ser identificável o dono do cartão, não caberá qualquer ressarcimento do saldo ao cliente.

Acredita-se que, com o novo cartão, o objetivo do Consórcio seja diminuir custos com a elaboração de passes unitários, já que um único cartão suporta uma quantidade infinita de passes e pode servir a vários usuários com uma única recarga. Além disso, o controle sobre a circulação e utilização de passes se torna consideravelmente mais fácil ao Consórcio com o cartão ao portador.


"Passe unitário", que começa a ser substituído nesta segunda-feira

Vale lembrar que o cartão cidadão, recarregável e vinculado a um CPF, continuará existindo, com a principal diferença de permitir uma integração "via catraca" durante o período de uma hora - com regras tão confusas e mal feitas que nem o Consórcio saberia explicar.

Por: Alexandre Coelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Artigo: Manifesto contra os letreiros laterais

Ônibus de modelo mais recente em Campo Grande, com letreiro eletrônico próximo da porta ao invés de uma placa com itinerário da linha. (Autor: Eric Moises Martins). Todos que andam de ônibus em Campo Grande já se depararam com aquela plaquinha que fica próxima a porta de entrada dos ônibus, com o nome das ruas que fazem parte do itinerário da linha. Já repararam também que desde 2011 passaram a chegar ônibus que no lugar da plaquinha lateral, tem um letreiro eletrônico indicando o nome da linha. Minha pergunta é: qual a vantagem de se ter um letreiro eletrônico lateral indicando a mesma coisa que o letreiro frontal, o nome da linha?