Pular para o conteúdo principal

Estação Peg-Fácil - Terminal Moreninhas

Por Eric Moises

Olá leitores.

Recebemos a informação que o Consórcio Guaicurus está instalando um terminal Peg -Fácil dentro do terminal Moreninhas, como vocês podem ver nas fotos tirada por um de nossos leitores. 



Há um certo tempo o terminal já não funciona como um terminal mesmo, realizando embarques em suas linhas pelas portas dianteiras. Isso vem ocorrendo desde 2016 e essa semana foi alvo de outra reportagem do jornal Midiamax. Para resolver o problema, o Consórcio está fazendo a regressão de um terminal para uma estação Peg -Fácil, que provavelmente até deve permitir a integração entre as linhas sem necessariamente se utilizar novamente o cartão, mas somente nos horários de funcionamento dessa estação, que não deverá funcionar a noite nos dias de semana, sábado a partir da hora de almoço e domingo. 





Fotos da obra da futura estação Peg-Fácil no terminal Moreninhas enviada por um de nossos leitores

As pessoas que utilizam as linhas dos terminais, principalmente a alimentadora "126 - Moreninhas 3 e 4" são prejudicadas, pois mesmo não sendo cobrada a tarifa ao trocar de ônibus usando a porta dianteira devido a integração temporal pelo cartão, não poderá utilizar mais outra linha por essa mesma integração. Por exemplo, se em um domingo, um morador da Moreninha  4 quiser ir até a Vila Nasser, obrigatoriamente pagará duas tarifas para chegar ao seu destino, pegando a linha 126 para chegar ao terminal, 061 para ir do terminal ao centro e por fim, já sem direito a integração temporal, mais uma linha no centro da cidade para chegar a Vila Nasser. Por mais que seja incomum este tipo de deslocamento, um sistema integrado de transporte deve permitir ao usuário todo tipo de deslocamento, sem contar a obrigatoriedade do uso do cartão cidadão, que afasta os usuários esporádicos.

O desrespeito aos usuários de ônibus da região já vem de longa data e sem nenhuma providência da Agetran. Agora, oficializa-se a regressão com anuência desse órgão da prefeitura nada preocupado com a qualidade dos serviços prestados. Por mais mal planejado que tenha sido o Terminal Moreninhas e por menor que seja sua importância no sistema, ainda existem pessoas que dependem dele e precisa que ele funcione como um terminal. Enquanto a prefeitura não tirar do papel o projeto do Terminal Cafezais, o terminal Moreninhas deveria funcionar como os outros terminais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Artigo: Faixas exclusivas e Corredores de ônibus – Em busca de um transporte de qualidade.

Sistema de corredor de ônibus de Curitiba. Começaram a ser construído na década de 70 e até hoje é exemplo para todo o Brasil. É praticamente consenso entre urbanistas que a melhora da qualidade do transporte público passa necessariamente pela criação de espaços exclusivos para este. No caso de ônibus, a ideia por trás é simples, os ônibus carregam diariamente muito mais gente que os carros, entretanto, ocupam bem menos espaços na via pública, e toda grande cidade, com seus longos congestionamentos, sabe do valor do espaço em uma via pública.