Quem acompanha noticiário local na TV Morena com certeza já deve se deparado com a seguinte reportagem: um ponto de ônibus que nada mais que é um toco de madeira na frente de um terreno baldio e rodeado de mato. Entre os membros e colaboradores da equipe do Ligados já virou inclusive um meme, TV Morena quando vai falar de ônibus só sabe falar sobre os pontos. Quem parece seguir a mesma linha é o prefeito Marquinhos Trad, em sua longa entrevista coletiva para justificar o aumento da tarifa por diversas vezes citou seus esforços para melhor os pontos de ônibus da cidade. Recentemente anunciou o vencedor de uma licitação para instalação de pontos cobertos da cidade prometendo 500 novos abrigos.
Foto: Gabriel Santos
Mas e aí, seria os pontos de ônibus um dos principais problema de transporte da cidade?
É inegável que os pontos de madeira que não oferecem abrigo a sol e chuva e nem mesmo um pouco de conforto pro usuário poder esperar sua linha sentado é um grande problema e é louvável toda movimentação para trocá-los por pontos melhores, porém está longe de ser dos maiores problemas do transporte em Campo Grande. O ano de 2018 foi marcado por uma grande redução no número de ônibus circulando na cidade, principalmente nos horários de entrepico e fins de semana, ocasionando aumento nos tempos de espera dos ônibus. Com certeza entre esperar menos ou esperar em um ambiente mais confortável, a maioria das pessoas prefeririam esperar menos, principalmente por usarem ônibus para compromissos importantes.
Abrigo de madeira, maioria em Campo Grande. Zero conforto e comodidade. Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS
Na verdade um problema não exclui o outro, o correto é a prefeitura e o consórcio se movimentarem para que as pessoas esperem menos e em pontos mais confortáveis, porém como temos observado, parece que nosso prefeito tem se contentado com seus investimentos em ponto de ônibus enquanto menos ônibus circulam, o consórcio deixa de operar tabelas sem prévio aviso nem autorização e se mostra incapaz de solucionar o problema de ônibus da mesma linha andando colado um no outro.
Imagem ironizando a TV Morena sobre a cobertura do transporte coletivo. Foto: Consórcio Guaicurus da Depressão.
Então o recado para a prefeitura e a TV Morena é esse, lembre-se que ponto de ônibus deve ocupar um pouco só de tempo no deslocamentos das pessoas, assim como é só uma pequena parte de um sistema que tem se mostrado ineficiente em praticamente tudo.
Escrito por: Eric Moises.
Comentários
Postar um comentário