Que os ônibus de Campo Grande são julgados pela população por serem velhos, mesmo as vezes não sendo, não é novidade pra ninguém. Só que, pela primeira vez na história, a frota da cidade realmente pode ser considerada uma frota velha.
Veículos vencidos. Foto: Gabriel Santos
Isso porque, de acordo com o edital de concessão, feito em 2012 pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho, a idade média dos ônibus em circulação na cidade não pode ultrapassar os cinco anos e a idade máxima, dez anos. O que significa que, veículos fabricados em 2009 podem operar somente até 2019, e assim por diante.
No quesito idade máxima, o consórcio descumpre o edital com veículos com até dois anos a mais que ainda continuam operando. Atualmente, são cerca de 52 veículos vencidos em operação, veículos esses fabricados em 2007 e 2008, que já circulam por 12 e 11 anos, respectivamente. Além disso, cerca de 85 veículos deverão sair de circulação em 2019, o que totaliza 137 veículos, ou 25% da frota total operante vencidos ou perto de vencer.
Veículo fabricado em 2007 ainda em circulação. Foto: Gabriel Santos
Nossa equipe flagrou e já denunciou diversas vezes aos órgãos públicos veículos vencidos que continuam em operação, onde chegam a operar por diversas dias em linhas de alta demanda, e quando não, operando o dia todo em linhas de média demanda. Nada foi feito.
Já na questão da idade média, a soma de todos os veículos, dividindo pelos seus anos de fabricação, não pode passar dos cinco anos. Atualmente, a idade média geral de toda a frota do Consórcio Guaicurus é de 7 anos, dois a mais do que o permitido em contrato. Já a idade média por empresa, fica assim:
Cidade Morena - 7,20 anos
São Francisco - 6,83 anos
Jaguar - 7,04 anos
Campo Grande - 6,80 anos
Com isso, podemos constatar que, a viação Cidade Morena, a maior empresa da cidade, é a que também possui a frota mais velha. Em contra-partida, a viação Campo Grande, a terceira maior empresa, é a que possui a frota mais nova, já que, em 2017, a empresa foi uma das que mais tirou de circulação seus veículos antigos, e substituiu por novos.
Em contato com o consórcio Guaicurus, não obtivemos nenhuma informação sobre quando e se realmente deve ter uma renovação da frota em 2019.
Produzido por: Gabriel Santos
Comentários
Postar um comentário