Todo ano, no período de férias escolares, o Consórcio Guaicurus retira os articulados de circulação, substituindo por ônibus convencionais, deixando os articulados para circular somente nos picos, situação que nem sempre acontece. Com essa substituição, os ônibus ficam superlotados, causando transtorno para a população.
Lotação de um ônibus convencional na linha 087 - T. Guaicurus / T. General Osório, que está substituindo um articulado.
Constatamos que, mesmo nesse período de férias, a demanda do transporte coletivo ainda é grande, mas isso não parece importar para o Consórcio Guaicurus ou para a Agetran, já que as mesmas não tomam providências depois de inúmeras reclamações feitas nos anos anteriores.
A justificativa do Consorcio Guaicurus é de que "com os estudantes de férias, a demanda das linhas cai", coisa que não acontece, conforme a foto acima mostrada.
Nesse período, além de substituírem articulados por convencionais, o Consórcio Guaicurus/Agetran suspende a operação de algumas linhas, como a 065 - T. Moreninhas / T. Guaicurus / Praça, que atende os terminais Morenão / Guaicurus / Moreninhas. Com isso, as linhas 087 (Guaicurus / Gen. Osório), que perde os articulados nesse período, e a 061 (Moreninhas / Shopping) ficam super saturadas, ocasionando maior lotação nessas linhas, dificultando a vida dos usuários do transporte coletivo.
Ônibus na linha 065 - T. Moreninhas / Guaicurus / Praça, que deixa de circular nesse período de férias.
Informativo do site da Assetur sobre a linha 065
Outro agravante dessa "Operação Férias" é a redução de oferta das linhas expressas, linhas que fazem ligação mais rápida e direta a determinados terminais, e a retirada de reforços de várias linhas, que circulam no horário de pico. Em sua maioria, esses reforços são reforços de meia volta, para atender demanda de algumas escolas. Mas também deixam de circular reforços de linhas demandadas, que, indiferente de período escolar, enchem bastante, deixando o usuário na mão.
Comentários
Postar um comentário