Pular para o conteúdo principal

Alteração de linhas do Santa Carmélia e extinção de linha executiva

Há um ano atrás, acontecia a greve dos caminhoneiros, que afetou diversos setores da sociedade, e o transporte coletivo foi um deles. Depois de mais de 10 dias de operação reduzida, o consórcio começou o seu plano de extinção das linhas executivas com mais afinco. Antes da greve, já haviam sido extintas as linhas 390 (Coophavilla/Shopping) e a linha 290 (Mata do Jacinto/Bosque dos Ipês/Praça Ary Coelho). A linha 291 (Nova Bahia/Bosque dos Ipês/Praça) que já não circulava com veículo executivo há anos, foi simplesmente alterada para a 247 (mesmo nome), onde a Agetran apenas oficializou a permissão de veículo convencional, além de reduzir voltas.

Essa alteração feita nas linhas do Santa Carmélia veio para extinguir mais uma linha executiva: a 491 (José Abrão/Shopping CG). Vamos explicar abaixo o que foi alterado e dar o nosso ponto de vista sobre.

Veículo fazendo o novo itinerário da linha 403. Foto: Marcos Vello

403 - Santa Carmélia / UEMS / Prefeitura

Essa foi a linha que sofreu a maior alteração para suprir a retirada da 491. A linha, que antes ia até o bairro Santa Carmélia, agora vai até o José Abrão e atende a UEMS. A linha que, antigamente, fazia volta no quadrilátero central (26, rui, maracaju) e retornava para o bairro, agora passa a subir a Cândido Mariano direto até a Maternidade, como a antiga 491, ao invés de entrar na Ernesto Geisel e acessar o quadrilátero. A única diferença entre ela e a extinta executiva é que ela não irá atender o Shopping, retornando para o bairro na Prefeitura. Com a alteração, ficou assim:

CENTRO
...normal, Cândido Mariano, 25 de Dezembro, Afonso Pena (Prefeitura), Rui Barbosa, Maracaju, Cândido Mariano, normal...

BAIRRO
...normal, R. Tertila Garcia, Av. Dom Antônio Barbosa, R. Ernesto de Fiori (José Abrão/UEMS), R. Joaquim Cândido, Rua Armando Holanda (P. FINAL), R. Rafael Hardi, R. Nelson Lins, R. Ernesto de Fiori, UEMS, Av. Dom Antônio Barbosa, R. Santa Clara, R. Tercília de Melo, R. Tertila Garcia, R. João Vieira de Almeida, Av. Pres. Vargas, normal...

Com essas alterações, a linha ganha de volta o reforço no período da tarde, operando com um veículo fixo o dia todo e um reforço de manhã e a tarde. O intervalo no horário de pico é de 40 minutos entre cada ônibus, e fora dele, 1h20min.

416 - Planalto / Santa Carmélia / Parque dos Laranjais

Visando atender o Parque dos Laranjais, bairro com nenhuma linha até o momento, a Agetran decidiu fazer um "puxadinho" de uma das linhas da região. Não houve grandes alterações no trajeto atual da linha, apenas um acréscimo de trajeto para atender o novo residencial. O trajeto ficou assim:

CENTRO/BAIRRO
...normal, R. Tertila Garcia, Av. Dom Antônio Barbosa, R. Santa Clara, R. Pau D'alho, R. Sibipruna, R. Sucupira, R. Joaquim Lacerda, R. Tercília de Melo, R. Tertila Garcia (P. FINAL), normal...

A 416 foi a que mais saiu no lucro com essas mudanças, pois recuperou a tabela 2 circulando o dia todo, inclusive aos sábados, sendo que recentemente essa tabela passou a operar apenas nos reforços, deixando a linha com um intervalo assombroso. Agora, a linha passa a ter intervalos de 40 minutos durante todo o dia (seg/sab) e 1h20 de intervalo a noite e aos domingos.

OPINIÃO

Nós da equipe Ligados desaprovamos as alterações, que além de terem sido malfeitas, parecem não ter planejamento algum. Além disso, é o fim de mais uma linha executiva, e os veículos confortáveis que faziam a linha ficarão encostados nas garagens ou até mesmo serão vendidos. Dificilmente os usuários que pagavam mais caro farão a migração para as convencionais, já que pagava mais caro justamente para ter mais conforto e agilidade. Mais uma perda para o usuário de transporte coletivo, que vai sofrendo cada vez mais nos veículos convencionais desconfortáveis que operam na cidade.

As alterações passaram a valer a partir de sábado (08/06/19), e os novos horários e itinerários podem ser consultados clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Artigo: Manifesto contra os letreiros laterais

Ônibus de modelo mais recente em Campo Grande, com letreiro eletrônico próximo da porta ao invés de uma placa com itinerário da linha. (Autor: Eric Moises Martins). Todos que andam de ônibus em Campo Grande já se depararam com aquela plaquinha que fica próxima a porta de entrada dos ônibus, com o nome das ruas que fazem parte do itinerário da linha. Já repararam também que desde 2011 passaram a chegar ônibus que no lugar da plaquinha lateral, tem um letreiro eletrônico indicando o nome da linha. Minha pergunta é: qual a vantagem de se ter um letreiro eletrônico lateral indicando a mesma coisa que o letreiro frontal, o nome da linha?